No mês dedicado ao doador voluntário de sangue, Obras Sociais Irmã Dulce reforçam pedido para manutenção dos estoques
No mês dedicado ao doador voluntário de sangue, Obras Sociais Irmã Dulce reforçam pedido para manutenção dos estoques
Instituição alerta para aumento na demanda por sangue, principalmente nesse período de férias e festividades de fim de ano
No mês em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro), as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), através da sua Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT), reforçam junto ao público a importância da doação de sangue, esse nobre gesto que salva vidas. O ato voluntário e solidário é fundamental para a manutenção dos estoques de sangue, principalmente nesse período de férias, de datas comemorativas de fim de ano e de feriados prolongados, quando o número de doadores costuma diminuir, enquanto a procura aumenta.
“A doação voluntária de sangue é um gesto de amor que ajuda aqueles que necessitam de cirurgias e tratamentos – como os pacientes oncológicos e com anemia falciforme, além do público atendido nas emergências”, destaca a coordenadora da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue das Obras Sociais Irmã Dulce, Jusileide Lima. Ela explica que hoje a situação mais crítica nos estoques é a do sangue tipo “O positivo”. “Por ser o mais comum entre a população, ele é o mais doado, mas, ao mesmo tempo, o mais requisitado”. A unidade da OSID atende à demanda interna e é um dos principais fornecedores de sangue da hemorrede do estado.
Dia do Doador Voluntário de Sangue – Para marcar a data dedicada ao doador voluntário de sangue será realizada uma Missa em Ação de Graças no dia 25 de novembro, às 8h30, no Santuário Santa Dulce dos Pobres (Avenida Bonfim). “É um momento importante, pois a doação de sangue é um gesto solidário que reflete os valores de Santa Dulce: o amor ao próximo, a compaixão e a empatia”, ressalta a coordenadora da UCT.
Entre esses doadores está o auxiliar administrativo da OSID, José Antônio Moreira. Doador há 18 anos e frequentador assíduo da UCT, começou a doar sangue para um paciente internado durante uma visita e, de lá para cá, passou a repetir o gesto espontaneamente. “É muito gratificante saber que este ato pode ajudar a salvar a vida de muitas pessoas que estão precisando de sangue”, enfatiza.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50kg e ter entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. No dia da doação, o candidato precisa estar descansado, bem alimentado, não ter consumido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores e nem ter fumado pelo menos duas horas antes. Além disso, é recomendado ao voluntário que evite alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem o procedimento.
Para realizar a doação nas Obras Sociais Irmã Dulce basta comparecer à Unidade de Coleta e Transfusão da OSID (Banco de Sangue), localizado na Avenida Dendezeiros do Bonfim, portando documento oficial com foto. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Assessoria de Comunicação / Obras Sociais Irmã Dulce
Adriana Patrocínio: (71) 3310-1356 / 99972-7322
Alan Amaral: (71) 3310-1108 / 98139-5420
www.irmadulce.org.br