Motorista de aplicativo diagnosticado com Covid-19 na BA enfrenta problemas para receber benefícios das empresas

Um motorista de aplicativos está sem trabalhar há uma semana após ser diagnosticado com a Covid-19, na Bahia. Por causa da situação, ele tentar receber da Uber e da 99 os benefícios a que tem direito por estar contaminado pelo novo coronavírus, mas enfrenta dificuldades.

O motorista, que prefere não se identificar, conta que os sintomas da doença começaram no dia 23 de março. Por causa disso, ele foi até o Instituto Couto Maia, em Salvador, onde fez os exames. O material foi coletado e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), onde foi confirmado o diagnóstico da doença.

“Eu estava sentindo esses sintomas e fui ao Instituto Couto Maia. Fui atendido, fiz a coleta da região nasal e da garganta, e pediram um prazo de dois dias. Isso tudo foi no dia 23 de março. Já no dia 25 [de março], eu recebi a informação confirmando a contaminação’, disse.

O motorista disse que, após receber os resultados, encaminhou o laudo para as duas empresas. Na ocasião, a Uber e a 99 anunciaram que apoiariam seus parceiros com confirmação da doença ou por quarentena solicitada por autoridades de saúde publica.

No entanto, após analisar a documentação, a 99 disse que “infelizmente não foi aprovada para receber auxilo”. Disse também que a conta do motorista foi liberada para que ele possa trabalhar normalmente.

Já a Uber pediu um prazo para analisar a documentação.

O motorista questiona a reprovação e a demora das empresas, já que, no documento, existem as assinaturas de todos os órgãos, incluindo do técnico que diagnosticou a Covid-19.

“No laudo tem a assinatura eletrônica da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde. Tem o nome do técnico que fez. Tem tudo. Tem que o atestado coincide com o referente ao coronavírus. Não tenho como sair de casa. Se eu estou proibido por lei”, contou.

O motorista ainda avalia que não faz sentido liberar o aplicativo para que ele volte às ruas, já que está doente.

“Liberou o aplicativo, só que eu não posso rodar. Estou contaminado com a Covid-19. Se eu saísse para rodar, seria uma irresponsabilidade da minha parte. Muito provavelmente, na sexta-feira (3), eu vou fazer um novo exame para saber se eu posso estar liberado ou não”, falou.

O que dizem as empresas

Por meio de nota, a Uber informou que já depositou o auxílio a que o motorista tem direito nesta quarta-feira (1º) e que a quantia deve estar disponível ainda nesta semana.

Já a 99 disse que busca contato com o motorista para oferecer o suporte necessário e afirma que vai realizar o devido pagamento do auxílio em até 15 dias. *G1

Foto:ilustrativa

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