Morre Pró Edna Xavier, Valença perde uma grande filha
Foto- Redes Sociais
Nesta sexta feira(14), a tarde faleceu na capital do estado, Edna Maria de Sousa Xavier Cerqueira, a tão conhecida professora Edna Xavier. Segundo informações a mesma estava internada cuidando da saúde.
Valença perde uma grande mulher, pessoa ímpar para sociedade. A pró Edna como carinhosamente era chamada pelos amigos, partiu deixando um imenso legado para esta cidade.
Nascida em Valença a 03 de agosto de 1948, junto aos seus irmãos no período da infância, adolescência e juventude residiu em Maricoabo, com grande empenho nos estudos, mais tarde tornou-se professora e pela sua grande competência Edna também foi diretora do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, onde sua liderança calorosa e seu sorriso contagiante tornaram o ambiente escolar um lugar de crescimento e aprendizado.
Ela transformou a escola em um espaço onde o carinho, o respeito e a dedicação se mesclavam, criando um ambiente acolhedor e de inclusão para todos.
Sua energia positiva, carisma e compromisso com a educação e a cultura de nossa cidade eram imensuráveis.
Pró Edna foi uma pessoa essencial para unir gerações, valorizar a história local e abrir portas para o novo.
Foi Educadora Social do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) onde a mesma realizou um grandioso momento que marcou o seu trabalho; uma exposição de poesias e um sarau, momento esse de valorização dos seus educandos; crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social, que compartilharam expressões artísticas, como poesia, música, dança e teatro. Levando escritores renomados da cidade a participarem deste evento.
Ela também foi uma rotariana modelo, sendo destaque ao se tornar a primeira mulher a presidir o Rotary Club de Valença, no ano rotário 2013/2014 fazendo história na sociedade valenciana.
Como secretária de Cultura, Edna foi uma incansável defensora da arte, da educação e do patrimônio cultural local. Sua paixão pela cultura, sua dedicação e seu olhar apurado, atento para o fortalecimento dos vínculos e das nossas tradições e manifestações artísticas sempre foram inspiradores.
Xavier não foi apenas uma gestora, mas uma verdadeira catalisadora de mudanças, criando oportunidades e incentivando a expressão artística de todas as formas sem preconceitos.
Após gerir a secretaria de cultura, como sempre foi incansável e caçadora de talentos, como estava residindo no distrito da Guaibim, resolveu articular com várias mulheres da localidade e fazer um grupo de samba de roda, em que todas as semanas se reuniam para bater um papo, dançar, tomar um café e organizarem as demandas do grupo.
Edna Xavier, uma mulher, que em seus projetos visionava muito mais além do tempo que vivenciava, um exemplo de dignidade e zelo pela educação e a cultura.
Firmeza, entrelace do novo e resgate do que fez e faz parte da nossa história, no oportunizar a todos a demostrar seus talentos e inspirações.
Uma mulher de garra que sempre lutou pelos direitos daqueles que necessitavam. Muitos puderam vivenciar suas lutas e buscas incansáveis para ver os sonhos dos outros serem realizados.
A falta profunda ela fará aos valencianos, mas seu legado de amor à arte, à educação e ao bem-estar da comunidade permanecerá vivo nas memórias de todos que tiveram o privilégio de conhecer, ter a sua valorosa amizade e trabalhar e ao seu lado.
Seu sorriso, labor, sua luz e seu carinho continuarão em nossos corações. Jamais esqueceremos que chamavas a todos de abençoado.
Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Que Pró Edna, descanse em paz.
O velório acontecerá no Teatro Municipal de Valença a partir das 21 horas hoje 14/02.
O cortejo fúnebre sairá do Teatro ás 10:00 horas deste sábado 15/02, com destino a Igreja de Nossa Senhora do Desterro em Maricoabo, onde será realizado o sepultamento ás 14:00 horas
Atualiza Bahia