Ministério da Saúde lança campanha nacional de combate à sífilis
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (16) a Campanha Nacional de Enfrentamento à Sífilis, com o tema “Sífilis tem cura – Faça o teste, trate-se e previna-se”. A ação destaca a importância da prevenção, testagem e tratamento da doença, todos disponíveis de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Voltada principalmente para jovens de 15 a 30 anos, gestantes e seus parceiros, a mobilização ocorre durante o Outubro Verde, mês de conscientização sobre o tema. De acordo com o Boletim Epidemiológico de Sífilis 2025, o país registrou queda de mais de 2 mil casos da infecção nos últimos três anos. O Ministério da Saúde considera que os dados refletem avanços na prevenção e no controle da doença.
Para fortalecer o diagnóstico, o ministério ampliou em 40% a oferta do teste rápido combo HIV/sífilis, que detecta as duas infecções de forma simultânea. Com investimento de R$ 9,2 milhões, serão distribuídas 6,5 milhões de unidades do exame de forma gratuita, permitindo o início imediato do tratamento, medida essencial para interromper a transmissão da sífilis, especialmente durante a gestação. *Metro1