Mês dos pais: a importância dos exercícios para a saúde masculina
Imagem homem malhando: FreePik
Agosto é o mês dos pais. Tornar-se pai é um grande passo na vida do homem, mas a paternidade também pode mudar como os homens percebem a sua saúde. Os pais precisam entender que saúde não é somente ter um emprego, alimentar a família, e proteger os filhos. É necessário fazer consultas preventivas com um médico, se alimentar bem e praticar atividade física. A atividade reduz o estresse e sintomas de ansiedade, melhora a qualidade do sono, melhora a aprendizagem, reduz sintomas depressivos, previne e diminui a mortalidade por doenças crônicas como pressão alta e diabetes, melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, proporciona a socialização e a convivência.
A atividade física, especialmente a musculação, traz diversos benefícios para a saúde do homem, entre eles a melhora do condicionamento, aumento da massa muscular, redução da gordura corporal e a melhora da disposição. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até cinco milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se a população em todo o mundo fosse mais ativa. Os benefícios proporcionados pela atividade física na saúde dos homens são inúmeros. Entre eles, melhora da saúde cardíaca; redução da gordura corporal, principalmente na região abdominal; redução do risco de doenças cardíacas, como infarto e AVC; entre outros. “A prática da musculação, assim como qualquer atividade física, faz com que o corpo aumente a produção de hormônios como a endorfina e serotonina, que são responsáveis pelas sensações de bem-estar, vitalidade e satisfação, entre outros. Com isso, o dia fica muito mais produtivo e mais leve, dando uma verdadeira surra no estresse”, aponta Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.
Existe também a importância da regulação hormonal na saúde masculina. O treino é um forte aliado para essa regulação. “Um treino bem elaborado e feito com as progressões corretas de carga e intensidade faz com que a produção de testosterona – principal hormônio masculino e responsável pela libido, disposição, energia e força – seja estimulada”, acrescenta o profissional. Vale lembrar que, para ingressar na musculação, é de extrema importância a presença de um profissional da área da educação física, que deve ser o responsável por organizar, periodizar e conduzir o treino. “Nunca é tarde para inserir o esporte na rotina e, inclusive, no que diz respeito à idade. Isso vai melhorar a qualidade de sono e ajudar a manter uma boa saúde. É importante conscientizar os homens de que eles devem manter hábitos saudáveis durante toda a vida”, finaliza Luiz Evandro.
Pietro Raña