Mantida pela SIB, Mercado Solidário beneficia mais de 120 famílias em Valença

por Joberth Melo | Atualiza Bahia

Solidariedade é a ação que rege o projeto Mercado Solidário, mantido pela Segunda Igreja Batista (SIB), em Valença, no baixo Sul da Bahia. Criado no mês de setembro de 2020, ano do início da pandemia da Covid-19, o projeto avançou e inaugurou sua sede na última segunda-feira (7), na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em frente a própria igreja.

Com mais de 120 famílias beneficiadas por mês, o projeto possibilita a retirada gratuita de alimentos e produtos de limpeza por um período de três a seis meses, mediante um crédito ofertado. Para participarem, os beneficiários foram atendidos por uma assistente social, receberam uma visita dos voluntários do projeto e após confirmada a necessidade foram cadastrados. “A igreja já atuava com a distribuição de cestas básicas e passou a ajudar algumas famílias indo até as comunidades mais carentes. Com o crescimento enorme de famílias em situação de extrema pobreza, veio então a ideia do mercado solidário”, lembra o Pr. Fabrício Moreira.

Além da disponibilidade dos mantimentos, são oferecidas palestras sobre saúde mental e emocional, geração de emprego e renda, planejamento familiar e cursos gratuitos. “Oferecemos não apenas o alimento, mas também instrumentalizamos essas pessoas para o mercado de trabalho”, cita.

Doações

O Mercado Solidário funciona uma semana no mês, momento em que as famílias podem se dirigir para fazer sua feira. O período é definido pelos organizadores e informado aos beneficiários. Nos demais dias, o espaço está fechado para abastecimento. Para a execução do projeto, a Segunda Igreja Batista realiza a arrecadação em supermercados e recebe doações do comércio local e dos moradores da cidade, em horário comercial, na própria igreja. O estabelecimento também distribui roupas, calçados, eletrodomésticos e móveis.

“É um desafio muito grande atender mensalmente, de forma gratuita, mais de 120 famílias, oferecendo a elas a dignidade de entrar em um mercado e poder fazer a sua feira sem pagar nada por isso. Mas Deus tem suprido as nossas necessidades e também somos gratos a todos os colaboradores. Quanto mais arrecadamos, mais famílias atendemos”, afirma o pastor titular da SIB.

As ações do Mercado Solidário podem ser acompanhadas através do seu perfil no Instagram (clique aqui).

Culto

A Segunda Igreja Batista irá realizar um culto em ação de graças pela abertura da sede do Mercado Solidário e continuidade da execução do projeto. O momento será ministrado pelo Pr. Fabrício, a partir das 19h30 desta quinta-feira (10). As pessoas também podem acompanhar por meio do Canal da SIB no Youtube (clique aqui).

Atualiza Bahia

Fotos: Elenir Brandão e Mercado Solidário – reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close