Junho é o mês da micro, pequena e média empresa: saiba a importância da contabilidade para o sucesso dos negócios

beautiful-street-market-sunset_ Foto_freepik.

Junho é o mês da micro, pequena e média empresa: saiba a importância da contabilidade para o sucesso dos negócios

Cristiane Almeida_Foto divulgacao.

De acordo com a especialista, a contabilidade contribui diretamente com a saúde financeira das empresas, além de atuarem com a legislação vigente.

O mês de junho é marcado pela celebração internacional das micros, pequenas e médias empresas (MPMEs), instituída pela Organização das Nações Unidas em 27 de junho. Esta celebração tem como intuito dar mais evidência para empreendimentos e lideranças desse setor.

De acordo com a pesquisa do SEBRAE, realizada em 2023, as MPMEs brasileiras contribuem com mais de 80% na geração de emprego, além de serem as principais geradoras de riqueza no comércio, já que representam 53,4% do PIB. Esses dados evidenciam não apenas a significativa atuação das empresas no setor econômico do país, mas também ressaltam a importância de ferramentas organizacionais para planejar e monitorar as atividades realizadas por esses negócios, desde as compras até as contratações de funcionários e seus pagamentos. Neste contexto, a consultoria contábil desempenha um papel fundamental para o sucesso e a sustentabilidade dessas empresas.

Conforme explica Cristiane Almeida, Contadora, Especialista em Gestão Empresarial, Consultoria para ONGs e Planejamento Tributário da Brasis Contabilidade, é extremamente necessário que os gestores das empresas tomem decisões baseados na gestão contábil. Afinal, é essa ciência que, além de cuidar de todo o patrimônio, também atua para que as empresas executem suas atividades de acordo com a legislação vigente.

”A contabilidade é importante porque é a ciência que cuida do patrimônio (os direitos e obrigações) da empresa. Sendo assim, cuida para que a empresa realize suas operações (venda, compras, serviços prestados e tomados, contratação de funcionários, pagamentos, recebimentos) em conformidade com a legislação fiscal, trabalhistas e previdenciária.”

Cristiane destaca como a contabilidade ajuda as MPMEs a se manterem  em concordância com suas obrigações fiscais e regulatórias

”O contador atua na análise do sistema emissor de nota fiscal de produto e dos documentos fiscais (notas de compras, vendas e serviços), além de realizar as apurações e declarações pertinentes com a forma de tributação e auditar os documentos para verificar se estão de acordo com as normas legais.”

Para as micros, pequenas e médias empresas que querem investir em seu desempenho, ajustando e corrigindo ações que enfraquecem a saúde financeira do seu negócio, a contadora enfatiza a importância de investir em profissionais adequados e qualificados, e que estejam alinhados com as empresas em busca da sua melhoria. 

”É muito importante procurar uma empresa contábil que tenha boas indicações, que possa ter reuniões periódicas para tirar dúvidas e fazer os ajustes necessários na empresa, trabalhando diretamente para que elas atuem em conformidade fiscal, trabalhista e contábil,” conclui a especialista.

Além disso, Cristiane destaca a diferença entre assessoria e consultoria contábil, dando mais evidência ao trabalho efetivo realizado pela consultoria, pois é essa atividade que estuda a raíz da empresa e vai trabalhar com eficiência para resolver o seu problema. ”A  assessoria contábil é baseada em executar ações que atenda ao Fisco, órgão federal responsável por fiscalizar toda e qualquer pessoa, física e jurídica, no que se refere a impostos, já a consultoria, analisa a situação da empresa, verifica o objetivo, traça o planejamento financeiro e tributário para ter economia e definir ações/tarefas, sendo mais completa e efetiva para o sucesso do comércio, finaliza a contadora.

Cristiane Almeida_Foto divulgaca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close