IBGE abre seleções para o Censo Demográfico 2022, com 14.252 vagas temporárias na Bahia

 

O IBGE publicou ontem (14/12/2021) e hoje (15/12/2021) novos editais de Processos Seletivos Simplificados (PSS), oferecendo um total de 208.672 vagas temporárias, em todo o país, para trabalhar na preparação e realização do Censo Demográfico 2022. Para a quase totalidade das vagas no estado (14.135 das 14.252), as inscrições começam hoje (15/12/21), às 16h, e vão até o dia 29/12/21, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21;

Dessas vagas, 14.252 estão na Bahia. Há oportunidades em todos os 417 municípios do estado, sendo 2.936 em Salvador e 11.316 fora da capital.

Das vagas oferecidas na Bahia, 1.805 são de agentes censitários, sendo 1.202 para agentes censitários supervisores (ACS), 486 para agentes censitários municipais (ACM) e 117 para agentes censitários de administração e informática (ACAI).

Todas elas exigem ensino médio completo e têm uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A remuneração mensal para os agentes censitários supervisores (ACS) e agentes censitários de administração e informática (ACAI) é de R$ 1.700. Os agentes censitários municipais (ACM) receberão R$ 2.100 por mês.

Agentes municipais e supervisores (ACM e ACS) devem começar a trabalhar no final de maio, por um período de cinco meses. Já os agentes de administração e informática (ACAI) devem ser contratados no final de março também por um período de cinco meses. Em todos os casos, pode haver prorrogação dos prazos se houver necessidade e recursos orçamentários para tanto.

Além dos agentes censitários, serão selecionados 12.447 recenseadores no estado: 2.627 para atuar em Salvador e os demais 9.820 distribuídos por todos os outros 416 municípios baianos.

Os recenseadores são o coração e “a cara” da operação censitária, pois visitarão todos os cerca de 71 milhões de domicílios do país, aplicando os questionários presencialmente ou por telefone, em busca das informações cruciais para traçar o mais amplo e detalhado retrato de quantos somos, onde estamos e como vivemos.

A escolaridade exigida para essa função é o ensino fundamental completo, e a remuneração é por produção. Recenseadores não têm horário fixo, mas o esperado é que trabalhem pelo menos 25 horas por semana, podendo fazê-lo inclusive em feriados e fins de semana – quando costuma ser mais fácil encontrar as pessoas em casa.

O IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional deve receber, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. É possível acessar esse simulador em https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html.

Os recenseadores devem ser contratados a partir de junho e deverão atuar, em princípio, pelos três meses de coleta do Censo Demográfico, havendo também possibilidade de prorrogação, caso haja necessidade e orçamento.

Todos os contratados, inclusive recenseadores, farão jus a 13º e férias proporcionais, por tempo trabalhado. Para todas as funções, há vagas reservadas a pessoas com deficiência e pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas, dentro dos percentuais definidos na legislação. *IBGE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close