Enem e a Educação Inclusiva no Ensino Superior

Por Mauro Araújo, mestre em Gestão da Educação e diretor da Faculdade Unime Anhanguera

A educação inclusiva é um direito fundamental, assegurado pela Constituição Federal e pela Lei Brasileira de Inclusão, e tem como objetivo garantir que todos os cidadãos tenham acesso à educação em igualdade de condições. No ensino superior, esse modelo educacional se torna essencial, pois oferece oportunidades para que alunos com diferentes necessidades, sejam elas físicas, sensoriais, intelectuais ou emocionais, possam ter acesso ao conhecimento, ao desenvolvimento pessoal e às oportunidades de mercado de trabalho em um ambiente que respeita suas singularidades.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem desempenhado um papel importante na promoção dessa inclusão, funcionando como uma ponte entre o ensino básico e o superior e refletindo os esforços de inclusão nos processos seletivos das universidades. Para garantir que candidatos com necessidades específicas possam realizar a prova em igualdade de condições, o Enem tem adotado diversas medidas inclusivas, como:

Provas em braille ou com fonte ampliada para candidatos com deficiência visual;
Intérprete de Libras e vídeos em Libras para candidatos com deficiência auditiva;
Tempo adicional para candidatos com deficiência ou necessidades de apoio, como transtornos de aprendizagem;
Atendimento especializado para pessoas com outras condições de saúde que possam impactar o desempenho na prova.
Estas ações no contexto do Enem são fundamentais, pois garantem que os candidatos tenham um ambiente de avaliação adaptado às suas necessidades e possam competir em condições de igualdade para vagas nas universidades.

Mas o que é educação para todos? Principalmente no ensino superior, os estudantes possuem necessidades e aspirações baseadas na diversidade e essas práticas inclusivas contribuem para o enriquecimento da experiência educacional. Todo processo de ampliação da diversidade representa uma maior competência epistemológica do indivíduo e, a partir de práticas acadêmicas, formas particulares de construir conhecimento resultam em maior afetividade, de ser, de estar e de interagir uns com os outros, fator que se reflete na sociedade no âmbito das inclusões.

Portanto, a inclusão e a diversidade na educação (a partir de todo o ecossistema educacional, estrutura, corpo docentes, processos e metodologias pedagógicas, entre outros) promovem o acesso a oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, o que é essencial para promover a igualdade e reduzir disparidades educacionais.

Quando os estudantes com deficiência ou outras necessidades específicas ingressam no ensino superior, é essencial que eles continuem a receber o apoio necessário para que possam ter sucesso acadêmico. A educação inclusiva vai além da acessibilidade física e deve assegurar que todos os alunos possam atingir seu potencial máximo. Essa inclusão é benéfica não apenas para os estudantes com deficiência, mas para toda a comunidade acadêmica, que passa a compreender e valorizar a diversidade.

A educação inclusiva desafia preconceitos e estereótipos, e promove uma visão mais ampla e precisa da diversidade humana a fim de contribuir para a construção de sociedades mais justas e equitativas, onde todas as pessoas são respeitadas.

Deiwerson Damasceno

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