Endurance: Com ultrapassagem na reta final, Negrão/Gomes conquistam título inédito da Geral e da P1

Time AMattheis (Bruno Terena)

Manobra no final da penúltima volta garantiu conquista em dose dupla em Goiânia, palco da última vitória de Xandy Negrão no automobilismo e em dia de despedida para Andreas Mattheis

Uma conquista marcada pela emoção. Pela primeira vez, Xandinho Negrão e Marcos Gomes são os campeões na classificação geral e na categoria P1 do Império Endurance Brasil. A temporada 2024 foi encerrada neste sábado (30), em prova de quatro horas disputada no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO). A conquista só foi confirmada com ultrapassagem executada por Xandinho no fim da penúltima volta, que colocou a Ligier #9 da A. Mattheis Motorsport na segunda colocação e assegurou a conquista em dose dupla.

O título foi marcado pela consistência e pela emoção: Negrão e Gomes não chegaram a vencer, mas conquistaram nada menos do que seis segundos lugares em oito etapas. O título veio no último carro idealizado por Xandy Negrão, apresentado a amigos e apoiadores em maio de 2023, apenas dois dias após o passamento do lendário piloto. “Finalmente, ganhamos na P1. Foi muito bom. Não ganhamos corrida, mas valeu pela consistência. Parabéns para toda a equipe e para o Andreas [Mattheis, chefe de equipe] em especial. Que incrível carreira no automobilismo”, comemorou Xandinho. “Depois de tanto bater na trave no ano passado, o título chegou. Quero agradecer a toda a equipe. No quesito performance, não foi um ano como a gente gostaria, mas ganhamos na inteligência e na experiência”, completou Gomes.

A emoção tomou conta da equipe neste fim de semana: Goiânia foi o palco da última vitória nas pistas de Xandy Negrão, em 2020, num Mercedes AMG GT3 pelo mesmo Endurance, ao lado de Xandinho e de Mattheis, que logo após a bandeirada, anunciou sua despedida do time na categoria: a partir de 2025, que assume a liderança do time será o engenheiro-chefe Guilherme Gonçalves, o Guiga. “A emoção é redobrada para mim, pois estou entregando a equipe ao Guiga. A partir do ano que vem, não estarei mais presente nas corridas. Essa dupla vitória, nos dois campeonatos, vem fechar com chave de ouro a minha carreira”, emocionou-se.

A temporada 2025 do Endurance deve ser iniciada no dia 29 de março, com prova no novo autódromo Raceville, em Brotas, no interior paulista, já com Gonçalves à frente da equipe. “Minha missão número 1 é continuar o legado da A. Mattheis por mais 50 anos. Esse ano foi muito duro para a gente na Endurance. Acho que jogamos o melhor jogo no campeonato e, no fim, foi merecido o título”, destacou o novo titular do time.

Time AMattheis (Bruno Terena)

Pódio
(Bruno Terena)

Pódio (Bruno Terena)

Alta | Web

Bandeirada
(Bruno Terena)

Bandeirada (Bruno Terena)

Obrigado Andreas
(Bruno Terena)

Obrigado Andreas (Bruno Terena)

Ligier
(Bruno Terena)

Ligier (Bruno Terena)

Ligier
(Bruno Terena)

Ligier (Bruno Terena)

Time AMattheis
(Bruno Terena)

Time AMattheis (Bruno Terena)

Juliana Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close