Economista especialista em projetos de inclusão social passa a integrar núcleo gestor da CAR
A economista Ioná Queiroz passa a integrar a equipe da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), somando esforços com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, no gerenciamento da execução de projetos de fortalecimento da agricultura familiar e do desenvolvimento rural.
Natural de Camamu, Ioná Queiroz retorna à CAR, como diretora-geral, empresa onde iniciou sua trajetória na economia solidária. Há 18 anos, ela foi selecionada para trabalhar em um projeto da CAR, cofinanciado pelo Banco Mundial, direcionado à construção do Plano de Desenvolvimento Territorial do Baixo Sul, em parceria com a antiga Associação dos Municípios do Baixo Sul (AMUBS) e a Fundação Odebrecht.
A partir da experiência nesse projeto, Ioná Queiroz passou a atuar na captação de recursos para implantar programas e projetos no Baixo Sul, a exemplo do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, que ela coordenou, trabalhando com 25% das famílias de nove municípios do Baixo Sul, cerca de 2.500 famílias: “Criamos uma metodologia para iniciar um trabalho social de fortalecimento de identidade, de criação de vínculos para, a partir daí, criar projetos produtivos”.
Especialista em Gestão Social e Administração de Negócios, e em fase de conclusão de MBA em Gerenciamento de Projetos em prefeituras, Ioná foi a primeira coordenadora do Território de Identidade Baixo Sul. A atual diretora-geral da CAR também foi presidente da instituição de Microfinanças CrediSul e responsável pela formação de um fórum para o fortalecimento do associativismo, com as associações do Baixo Sul.
A economista também fundou o Instituto de Economia Solidária, onde desenvolveu diversos projetos e programas, e exemplo de Juventude Rural; Adolescentes Protagonistas; Aliança com Adolescentes; Pescando Letras, com pescadores da região; instituiu a Universidade Livre do Baixo Sul da Bahia, onde eram capacitados todos os conselhos da região. Trabalhou com a execução de projetos em assentamentos de reforma agrária, mulheres, comunidades quilombolas
O trabalho realizado por Ioná no território e no município de Camamu rendeu a ela dois mandatos como prefeita de Camamu, em 2008 e 2016. Ela também foi eleita presidente da AMUBS, por dois mandatos.
No Território de Identidade Metropolitano de Salvador, desenvolveu um projeto de inclusão socioprodutiva para 1.000 famílias dos novos Alagados. Foi ainda superintendente institucional da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), e na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, atuando na articulação com os consórcios públicos sobre o plano de resíduos sólidos.
Ela destaca que, estudando os projetos da CAR, encantou-se com a metodologia de projetos como o Pró-Semiárido/CAR/SDR, que trabalha no fortalecimento da identidade de grupo. “Eu acho que posso contribuir muito pela minha experiência, primeiro por amar a agricultura familiar. Eu sou feliz, pois foi onde tudo começou. Foi o meu encantamento pela área social, para poder ajudar a mudar a vida das pessoas. Eu entendo que mudança é feita através do aumento da autoestima. Poder produzir com uma qualidade de vida melhor é fundamental na vida de qualquer ser humano. Para mim, é uma satisfação contribuir para isso, e, como sou da área de projetos, e a CAR, dentro do Estado, é uma empresa que tem essa expertise, poder estar aqui é aprender e também doar”, destacou a nova diretora-geral. *Car