Dia das Crianças: para 58% dos brasileiros, crianças estão mais conscientes que seus pais sobre questões ambientais
Apenas 36% dos entrevistados dizem conversar frequentemente sobre o tema com os pequenos
Créditos: Freepik
A educação ambiental tem como objetivo formar indivíduos preocupados e conscientes das questões ambientais, a sustentabilidade e a preservação da natureza. Em um contexto em que nunca foi tão importante pensar nas formas de conservação do planeta, a discussão sobre o ensino de tópicos relacionados ao meio ambiente se faz essencial, especialmente para as crianças.
É na infância que acontece a fase mais importante de aprendizagem. E, com frequência, as crianças parecem estar mais antenadas que os adultos em questões essenciais do dia a dia. Não à toa, para 58% dos brasileiros, as crianças estão mais conscientes que seus pais sobre questões ambientais. É o que mostra uma pesquisa da Descarbonize Soluções, empresa especializada em soluções de energia limpa.
Este é um cenário em que a grande maioria dos entrevistados (78%) afirma que recebeu educação ambiental nos seus tempos de escola. Mesmo assim, os pequenos demonstram estar mais atentos para os tópicos de sustentabilidade, sendo não apenas uma geração que traz esperança para o futuro, como uma que pode inspirar e ensinar as gerações passadas.
Papo de gente grande (e dos pequenos também)
Sabendo da importância do tópico ambiental, é indispensável que o tema seja assunto entre adultos e crianças que integram o mesmo círculo social – sejam entre pais e filhos, sobrinhos, alunos. E, mesmo que essa troca parta, essencialmente, da ideia de que uma pessoa mais velha irá instruir uma criança, é nesse espaço que os pequenos também podem compartilhar o que sabem, criando um local de diálogo em que ambas as partes aprendem juntas.
Neste cenário, os brasileiros parecem estar atentos à relevância de tratarem de assuntos relacionados ao meio ambiente com crianças ao seu redor. 36% dos entrevistados afirmaram que conversam frequentemente sobre questões ambientais com crianças, tratando do assunto pelo menos uma vez por semana. 32% ainda disseram que tratam sobre o tema ocasionalmente, considerando algumas vezes no mês; 19% abordam a questão raramente, sendo uma vez a cada um ou dois meses, e outros 5% nunca conversaram sobre o tema.
Tatiane Fischer, CMO da Descarbonize Soluções, reflete sobre a importância de o assunto estar cada vez mais presente entre os grupos sociais: “Mostrar para as crianças os hábitos sustentáveis que devem ser construídos dentro de casa, por exemplo, pode ser feito de uma forma lúdica que os aproxime do assunto. Essa é uma forma de criar a participação e gerar o interesse para que elas também possam trazer e compartilhar aquilo que aprendem em outros lugares. É o ciclo da educação ambiental que, ao passar pelo ambiente familiar, pela escola e pelos amigos, se completa e forma cidadãos mais conscientes”, reflete Fischer.
É papel das escolas?
Mas de quem é, afinal, o papel primordial do ensino das questões ambientais para as crianças? Para 67% dos entrevistados, essa responsabilidade deve ficar principalmente com as escolas. Na sequência, aparece o papel dos pais, indicado por 62% dos respondentes, enquanto outros 59% destacam a função dos governos.
Indo ao encontro da expectativa dos brasileiros sobre o papel das escolas na educação ambiental infantil, eles também acreditam que as instituições estão acompanhando a evolução da pauta. Segundo o estudo, 61% dos entrevistados entendem que as escolas estão cada vez mais atentas às questões ambientais, enquanto, na mesma proporção, 19% acreditam que elas estão menos atentas ou que não variaram com o tempo em relação às questões do meio ambiente.
Já em relação a qual momento a educação ambiental deveria ser introduzida para as crianças, 51% dos respondentes da pesquisa entendem que o assunto deve ser apresentado quanto antes às crianças, no caso, ainda na educação infantil (até os cinco anos). Outros 28% acreditam que o tema deve ser tratado a partir do ensino fundamental I (entre 6 e 10 anos), e 14% entendem que o assunto deve entrar no ensino fundamental II (entre 11 e 14 anos).
“As escolas desempenham um papel crucial na difusão do conhecimento sobre questões ambientais, seja por meio de aulas, palestras, eventos ou atividades. Em um contexto onde nem todos os lares abordam o tema com as crianças, as instituições de ensino se tornam uma oportunidade para popularizar essa pauta. Além de temas tradicionais como reciclagem e mudanças climáticas, é importante que as escolas incluam tópicos como energias renováveis, mobilidade urbana limpa e economia circular, mostrando às crianças as diversas formas de transformar o futuro”, conclui Fischer.
Metodologia
Público: foram entrevistados 500 brasileiros de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens, com idade a partir dos 16 anos e de todas as classes sociais.
Coleta: os dados do estudo foram levantados via plataforma de pesquisas online.
Data de coleta: entre os dias 26 e 30 de setembro de 2024. —
Monique Marquesini |