Costa do Cacau amplia projeção do turismo baiano na Europa
Costa do Cacau amplia projeção do turismo baiano na Europa Foto Divulgação
Costa do Cacau amplia projeção do turismo baiano na Europa
Brilhando como cenário de novela líder de audiência em Portugal, a zona turística Costa do Cacau segue como instrumento de projeção do destino Bahia na Europa. Dessa vez, a região é um dos destaques no Salon du Chocolat, em Paris (França), o maior evento chocolateiro do mundo, aberto na quarta-feira (30), no Expo Porte de Versailles, para cinco dias de atividades.
A expectativa é de cerca de 130 mil visitantes. Com o apoio do Governo da Bahia, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA) e de Desenvolvimento Rural (SDR), nove cooperativas baianas da agricultura familiar expõem chocolates finos para exportação e promoção turística. A produção sai do sul do estado, onde está localizada a Costa do Cacau, que tem entre seus atrativos a Estrada do Chocolate, o roteiro da experiência imersiva na cultura cacaueira, reunindo história, gastronomia e belezas naturais.
“O governo baiano estruturou o turismo associado à produção de chocolate, para que visitantes de todo o mundo possam vivenciar o processo sustentável de transformação das amêndoas de cacau em produtos finos, com uma viagem no tempo sobre a lavoura cacaueira, na região de Ilhéus. Estar nesse salão parisiense emblemático comprova a qualidade do que é feito na Bahia, destino que se fortaleceu no mercado internacional, com o início do voo direto da Air France, ligando Paris a Salvador, que tem repercutido aqui no evento”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. “Com essa nova rota aérea entre as capitais baiana e francesa, a gente pode explorar mais um meio de renda para os nossos cooperados, através do turismo rural.
Queremos levar os franceses para conhecer de perto a cadeia produtiva do cacau e chocolate na Bahia, emoldurada pela Mata Atlântica, com sua rica biodiversidade”, completou o diretor-executivo da fábrica Natucoa, Rogério Assunção. Em visita ao estande da Bahia, a francesa Lea Elbacy aprovou a qualidade dos chocolates da Costa do Cacau. “Eu gostei muito do que tem 75% de cacau, porque revelou um sabor diferenciado. Vou levar dois pacotes”.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo do Estado da Bahia