Como tornar a prática de exercícios físicos mais prazerosa: dicas para uma rotina ativa e divertida

Imagens concedidas por Pietro Raña

Como tornar a prática de exercícios físicos mais prazerosa: dicas para uma rotina ativa e divertida

Manter uma rotina de exercícios físicos é essencial para a saúde e o bem-estar, mas nem sempre é fácil fazer dessa prática, algo prazeroso. Muitas pessoas abandonam a atividade física justamente porque a encaram como uma obrigação, e não como um momento de diversão e autocuidado. Segundo dados do IBGE, cerca de 47% da população brasileira não pratica atividades físicas regulares, evidenciando a dificuldade em manter uma rotina ativa. Para transformar o exercício em uma atividade prazerosa, algumas dicas podem ajudar. Allan Lacerda, Coordenador na Rede Alpha Fitness, destaca que encontrar uma modalidade que traga satisfação pessoal é o primeiro passo. “Nem todo mundo se identifica com musculação ou corrida.

O ideal é testar diferentes modalidades, como natação, dança, ciclismo, ou esportes coletivos, até encontrar aquela que mais agrada. Quando a atividade é prazerosa, ela se torna um momento de lazer e bem-estar, e não uma obrigação”, explica. Outra dica importante é definir metas realistas. “Começar devagar e ir aumentando a intensidade aos poucos ajuda a evitar a frustração e o desânimo”, pontua o especialista.

O Brasil ainda tem um grande caminho a percorrer quando o assunto é adesão à prática regular de exercícios, mas as mudanças na forma de encarar essas atividades podem contribuir para uma vida mais saudável e equilibrada. Pequenas adaptações na rotina podem transformar o exercício físico em um hábito prazeroso e sustentável ao longo do tempo. “O importante é encontrar um modo de fazer com que a atividade seja parte do seu dia a dia de forma muito natural. E aproveitar aquele momento. Assim, além de fugir do sedentarismo, você cuidará da saúde e evitará doenças”, finaliza o especialista da Rede Alpha Fitness.

Imagens concedidas por Pietro Raña

Imagens concedidas por Pietro Raña

Pietro Raña

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close