Como planejar uma renovação em casa sem comprometer o orçamento familiar
Foto:Pixabay/Ilustrativa
Entenda como mudar o lar economizando muito
Planejar uma renovação no ambiente é ótimo. Afinal, dar uma repaginada no lugar onde vivemos pode ser inspirador e fazer bem para o corpo e a alma, não é mesmo? Por outro lado, reformas e projetos de decoração demandam investimento, já que é preciso comprar uma série de materiais, pagar a mão de obra, entre outros custos.
A boa notícia é que, com algumas dicas e muito planejamento, é possível fazer essa renovação sem comprometer o orçamento. Para te ajudar com isso, trouxemos uma lista com dicas que vão desde o aproveitamento de descontos, como o cupom Shopclub, até ideias criativas de DIY. Continue a leitura!
Importância de planejar uma renovação sem comprometer o orçamento
Antes de mais nada, é importante lembrar que nada é melhor do que ter paz e tranquilidade, o que inclui a parte financeira. Por isso, se você gastar demais em seus projetos de decoração e reforma, pode acabar passando por apertos na hora de pagar as contas essenciais, como alimentação, transporte etc.
Se isso acontecer, certamente você nem mesmo conseguirá aproveitar o clima de renovação da casa. Assim sendo, é bom manter o foco na economia e planejar muito bem como você vai custear o projeto.
Como começar um planejamento financeiro
O primeiro passo para começar seu planejamento financeiro é avaliar suas finanças atuais. Afinal, você precisa saber ao certo o quanto ganha e o quanto gasta para ter uma ideia exata de quanto pode gastar com a renovação da casa. Então, anote todas as suas fontes de receita, bem como as suas despesas e compare esses números. Com isso, você também conseguirá ver melhor quais gastos pode cortar para economizar.
Feito isso, crie um orçamento realista de quanto pode gastar com o projeto. Seja um valor total, caso deseje pagar tudo à vista, ou quanto pode pagar por mês, caso planeje pagar parcelado.
Aliás, é sempre bom estabelecer um limite realista, que não vá “roubar” recursos necessários em coisas essenciais. Por outro lado, procure sempre estabelecer uma certa folga, pois imprevistos podem acontecer durante uma obra, mesmo que ela seja pequena.
Priorize as áreas mais necessárias
Muitas vezes, o desejo é de fazer a renovação da casa toda. Porém, é preciso manter os pés no chão para não passar por dificuldades no futuro. Portanto, identifique as áreas onde uma melhoria é mais urgente e também onde farão mais diferença.
Por exemplo, se o seu banheiro está com infiltração, não vai adiantar pintar a casa toda, certo? É preciso resolver os problemas mais urgentes, que comprometem a funcionalidade dos cômodos, a princípio. Em seguida, foque em melhorias que vão fazer mais diferença e até mesmo valorizar o seu imóvel, como melhorar a cozinha ou cuidar do paisagismo, por exemplo.
Você também não precisa fazer tudo de uma vez. Planeje a renovação da casa por etapas, começando pelo que for mais necessário primeiro. Assim, você também gasta aos poucos, o que não impacta tanto no seu orçamento.
Aproveite materiais existentes: ótima forma de planejar uma renovação na casa
Outra dica muito interessante é o reaproveitamento. Você pode reutilizar móveis, fazendo uma pintura ou aproveitando uma peça para outra função. Por exemplo, uma mala antiga pode se transformar em uma mesa de centro para a sala de estar. Da mesma forma, utensílios velhos de cozinha, como bules e jarras, podem virar vasinhos para plantas, dando um toque vintage.
Procure também por materiais de construção reutilizáveis em ferros velhos ou na sessão de ponta de estoque das lojas, por exemplo. Muitas vezes, você pode conseguir tudo o que precisa pagando muito menos por isso.
Ideias criativas para planejar uma renovação na casa sem gastar muito
A decoração é uma área que permite economizar muito dinheiro, se você usar a criatividade. Você pode usar peças feitas à mão por você mesmo, como pinturas, esculturas, mantas de tricô, capas de almofadas etc. Pintar móveis antigos por conta própria também é uma forma de economizar. O DIY (Do it yourself, ou Faça você mesmo) está super em alta e dá para economizar muito sem abrir mão do bom gosto no design.
Você ainda pode procurar pelos materiais na internet e aproveitar belos descontos com cupons ou outlets ao comprar por atacado, se souber pesquisar.
Viu só como é possível fazer uma renovação na casa sem comprometer o orçamento? Agora coloque as dicas em prática e repagine seu lar gastando menos!