Cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis, é realizada no pátio da sede da 33ª CIPM

19 de novembro, dia da BANDEIRA, um dos símbolos do Brasil e da República. Como ocorre tradicionalmente em organizações militares por todo país, e também na 33ª CIPM, às 12h deste dia 19 de novembro de 2019, ocorreu a cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis.

Na sede da CIPM, com os Policiais Militares em forma, o ritual de hasteamento do pavilhão nacional precedeu a incineração das bandeiras inservíveis. Diariamente, o hasteamento da bandeira nacional é realizado, às 08:00h, com exceção no dia alusivo à sua comemoração, que se procede às 12:00h.

A tropa perfilada executou o Hino Nacional e o Hino a Bandeira. O Sargento PM Paulo Bastos da Costa, realizou a “marcha” em deslocamento com as bandeiras a serem incineradas, e destacou a emoção que lhe tomou conta, mesmo já estando chegando ao final de sua missão na “briosa” declarou: “mesmo já quase findando minha carreira, apesar dos quase 30 anos, sendo a primeira vez que desempenho essa missão, foi uma honra sem medidas.” Poder manter viva a tradição e o respeito ao símbolo nacional que representa a nação, o patriotismo e o valor cívico, fazem parte da cultura militar. O Dia da Bandeira do Brasil passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889, com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída pela atual que reúne suas características próprias e obrigatórias de dimensões, cores e símbolos representativos do nosso  país.

“Sobre a imensa Nação Brasileira/Nos momentos de festa ou de dor/Paira sempre sagrada bandeira/Pavilhão da justiça e do amor!”

Fonte/ASCOM 33ª CIPM/Valença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close