Capacidade de passageiros é ampliada para 75% no sistema ferry boat e nas lanchas da travessia Salvador – Mar Grande

O sistema ferry boat, as lanchas que fazem a Travessia Salvador – Mar Grande e os catamarãs de Morro de São Paulo começaram a trafegar com 75% da capacidade de passageiros, nesta quinta-feira (29). A flexibilização foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Neste período de pandemia da Covid-19, a capacidade máxima das embarcações tinha sido reduzida em 50% por determinação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

O primeiro decreto do governo determinou, no dia 20 de março, que as embarcações utilizassem até 70% da capacidade de transportar passageiros. A movimentação de passageiros, no entanto, não diminuiu como esperado, o que levou a uma restrição maior na operação.

No dia 8 de outubro, o embarque de veículos no sistema ferry boat foi ampliado para 75% da capacidade, mas o de pedestres continuou com 50%. O objetivo da mudança foi adequar a procura dos motoristas e melhorar a operacionalidade da travessia.

De acordo com a Agerba, a ampliação do quantitativo de pedestres não tinha sido feita antes para que o distanciamento entre os passageiros fosse mantido no salão das embarcações e em outras áreas dos terminais.

Sistema ferry boat, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Sistema ferry boat, em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

Nesta quinta, a Internacional Travessias, empresa que administra o ferry boat, informou que as embarcações continuarão saindo com saídas regulares, de 1h em 1h. Hoje, o sistema opera com os ferrys Zumbi dos Palmares, Pinheiro e Anna Nery. Por causa da grande procura de passagens, já houve um horário extra às 6h30.

As viagens acontecem às 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h e 22h, saindo de Salvador. A partir da Ilha de Itaparica, as embarcações saem às 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 20h e 22h.

Como parte das medidas previstas em resolução, seguem obrigatórios o uso de máscara pelos passageiros e a suspensão da venda com hora marcada. Os ambientes dos dois terminais e as embarcações contam com demarcação para sinalizar a obrigatoriedade do distanciamento social.

Também nesta quinta, a Travessia Salvador – Mar Grande teve parada de 2h por causa da maré baixa, que impede as operações no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Na Ilha, o serviço foi suspenso às 7h30 e será retomado às 9h30. Já em Salvador, a parada começou às 6h30 e seguiu até 8h30. *G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close