Canal de streaming chinês passa a operar no Brasil 

Com o planeta cada vez mais globalizado, é comum que as fronteiras culturais diminuam. Hoje em dia é possível consumir, sem grandes dificuldades, conteúdos cuja origem seja do outro lado do mundo.

No fim do ano passado, no dia 20 de novembro, o canal de streaming chinês Hi+ foi lançado oficialmente no Brasil. Isso significa que diversas obras do país asiático estão disponíveis para os brasileiros por meio desta nova plataforma.

O lançamento do canal, que é administrado pela China International Television Corporation (CITVC) – emissora nacional –, foi feito como comemoração pelo 50º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China. Abaixo, ao longo deste texto, você fica por dentro de mais detalhes da Hi+. Confira!

Foto de cottonbro studio: https://www.pexels.com/pt-br/foto/casal-conjuges-amor-sentado-4009409/

Catálogo da Hi+

Quem acessar a Hi+ verá que o serviço de streaming chinês conta com um catálogo extenso, englobando tanto filmes quanto séries dos mais diferentes temas. Um dos destaques é a série “Três Corpos”, lançada em 2023. A obra de ficção científica conta com 30 episódios, cada um com a duração de 40 a 50 minutos.

Vale citar que Três Corpos também tem uma versão produzida pela Netflix. No streaming norte-americano, a série leva o nome de “O Problema dos 3 Corpos”. As duas obras são adaptações baseadas no romance literário da trilogia de Cixin Liu, que venceu o Prêmio Hugo em 2015.

Outras séries de destaque do catálogo da Hi+ são “Being a Hero”, que também está presente na Amazon Prime, e “O Homem Perfeito” (Mr. Right).

Cultura Chinesa em Alta

O lançamento da Hi+ não é um fato isolado, mostrando que cada vez mais a cultura chinesa tem encontrado espaço no mercado brasileiro. No dia 15 de janeiro de 2025, a série “Meu Altai” – produção com oito capítulos –, estreou no Brasil por meio da TVT News – emissora sediada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Meu Altai aborda a vida rural chinesa, mostrando as tradições do país. A tendência de usar o entretenimento para expandir a cultura da China também está presente nos games on-line. É o caso do Fortune Rabbit, exaltando a Terra Divina. O jogo, da modalidade crash game, encontrado nos cassinos digitais, tem o coelho como avatar. Para os chineses, este animal simboliza paciência e sorte. Todo o layout do game faz referências à China.

Foto de Magda Ehlers: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-da-estatua-de-cachorro-2846034/

Aumento dos laços entre Brasil e China

A troca cultural entre brasileiros e chineses não tem previsão para parar. Também agora em 2025, os filmes “Ainda Estou Aqui” e “Central do Brasil” passarão na China. A distribuidora chinesa Hishow Entertainment comprou os direitos das duas obras dirigidas por Walter Salles.

As aquisições citadas acima fazem parte do projeto “We Love Cinema”, que tem como objetivo levar filmes de vários lugares do mundo para as telonas do país asiático.

No âmbito governamental, em novembro do ano passado, Brasil e China assinaram diversos acordos. Entre eles se destaca o de cooperação na área cultural. Se antes a cultura chinesa era algo bem distante da realidade brasileira, hoje, o cenário está mudando, gerando maior proximidade entre brasileiros e chineses por conta do intercâmbio de conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close