Câmara de Mutuípe segue a de Valença e vota projeto de criação do “Dia Helmarta Luz”, como dia de luta contra o feminicídio
Helmarta Luz foi vítima de feminicídio, em Valença.
Na semana que completa um mês da morte de “Martinha”, Câmara de Mutuípe segue a de Valença e vota projeto de criação do “dia Helmarta Luz” como dia de luta contra o feminicídio.
Na próxima quarta-feira (23/10), a Câmara de Vereadores de Mutuípe realizará uma votação em sessão ordinária sobre o projeto de lei proposto pelo vereador e presidente da Câmara, Jesulino dos Santos Júnior. O projeto visa instituir o Dia Municipal de Luta Contra o Feminicídio, a ser celebrado no dia 24 de setembro.
Essa data é uma homenagem à Helmarta Sousa Santos Luz, uma mulher nascida em Mutuípe, Bahia, em 1º de novembro de 1985, que foi vítima de feminicídio em Valença, Bahia, onde residia desde 2004. As buscas por Marta mobilizaram diversas cidades do Baixo-Sul e do Vale do Jiquiriçá até que se confirmou o crime.
O vereador Júnior Cardoso segue o exemplo da Câmara Municipal de Valença, que aprovou o projeto de lei Nº 047/2024, de autoria do vereador Helton Vinícius Brandão de Castro, instituindo oficialmente o “Dia Helmarta Luz – Dia de Luta Contra o Feminicídio” em Valença, também celebrado em 24 de setembro.
Dia Helmarta Luz será marcado por mobilizações pelo fim do feminicídio. — Reprodução Redes Sociais
Mobilizações e campanhas de conscientização no Dia Helmarta Luz
Recentemente, as cidades de Mutuípe e Valença realizaram um adesivaço como parte da campanha de combate à violência contra a mulher e feminicídio. A ação foi organizada pelo coletivo Quintas Feministas em parceria com a empresa Naza.
Com a criação do Dia Helmarta Luz em ambas as cidades, o objetivo é promover campanhas de conscientização, debates, palestras, seminários e outras atividades voltadas para a população, destacando a importância da proteção à vida das mulheres e da prevenção ao feminicídio.