Bahia anuncia que dois jogadores e três colaboradores testaram positivo para Covid-19

Dois jogadores e três colaboradores do Bahia tiveram diagnostico positivo para Covid-19. Em comunicado divulgado na manhã deste domingo, o clube informou que os dois atletas não apresentam sintomas. Os nomes deles não foram divulgados.

Os testes começaram a ser feitos pelo Bahia na última quarta-feira e foram realizados por, ao todo, 81 pessoas. Foram promovidos os exames que são considerados os mais seguros em relação ao resultado: o RT PCR (coleta de secreção da nasofaringe) e o IGG/IGM sorológico (de sangue). O clube afirma que orientou todos sobre procedimentos de proteção.

O clube informou que outros cinco jogadores tiveram a doença anteriormente estão imunizados e não transmitem mais o vírus.

A testagem dos atletas e dos profissionais é um dos requisitos do protocolo para o retorno às atividades no CT. De acordo com o material elaborado pela CBF, precisam ser testados também os familiares que morem juntos com os atletas e profissionais.

São dois objetivos com a realização dos testes. Um deles, claro, identificar no teste de anticorpos IgG e IgM – siglas para classificar nível de infecção ou imunização nos pacientes – a condição de cada atleta. O outro, fazer um estudo de prevalência setorial – o que quer dizer, formar base epidemiológica de um pequeno grupo determinado. Análise do perfil dentro de grupo de atletas, no caso.

Na última quarta-feira, o prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que está em conversa com Bahia e Vitória para liberar o retorno às atividades. A decisão será nunciada na próxima segunda-feira.

Veja o comunicado divulgado pelo Bahia:

O Esporte Clube Bahia comunica que recebeu o resultado dos exames de Covid-19 realizados na manhã de quarta-feira (10), no CT Evaristo de Macedo, com objetivo de garantir a maior segurança de atletas, comissão técnica e funcionários do departamento de futebol tricolor.

Entre os 81 testados, dois jogadores estão contaminados sem apresentar sintomas. Outros cinco tiveram a doença anteriormente, já se encontram imunizados e não transmitem mais o vírus.

Todos foram informados na noite deste sábado (13) e orientados pelo departamento médico sobre os procedimentos que devem ser adotados a fim de cumprir os protocolos de proteção.

Dois exames de atletas ficarão prontos nesta segunda (15) porque ocorreram depois, na sexta (12).

Além disso, três casos positivos envolveram colaboradores do Esquadrão.

A volta dos treinos presenciais só acontecerão após aval das autoridades públicas e sanitárias.

*GE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close