AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA, DE PAULO BETTI, CHEGA À CAIXA CULTURAL SALVADOR

Completando 49 anos de carreira, o ator apresenta seu monólogo nas 7 unidades da CAIXA Cultural espalhadas pelo Brasil

Paulo Betti em cena. Foto: Mauro Khouri

A CAIXA Cultural Salvador recebe o aclamado monólogo Autobiografia Autorizada, com texto e atuação de Paulo Betti e direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi. Com início das vendas em 16 de julho, o espetáculo terá ingressos a preços populares e será apresentado na CAIXA Cultural Salvador nos dias 19, 20 e 21 de julho, depois de passar pelas unidades de Curitiba e Rio de Janeiro, e seguindo para as unidades do Recife e Fortaleza em julho, São Paulo em agosto e encerrando a turnê em Brasília no mês de dezembro.

Autobiografia Autorizada é uma obra autobiográfica criada por Paulo Betti, baseada em textos escritos durante sua adolescência e artigos semanais que ele escreveu por quase trinta anos para o jornal de sua cidade natal. Na peça, Betti representa vários personagens de sua vida, incluindo seu pai, mãe e avó, proporcionando ao público uma experiência divertida e emocionante.

Estreado em 2015, o espetáculo já percorreu diversas cidades brasileiras e internacionais, incluindo Sorocaba, São Carlos, Jundiaí, Araraquara, Piracicaba, Paulínia, Fortaleza, Uberlândia, Brasília, além de Luanda, na Angola, e em Portugal.

Paulo Betti, aos 71 anos, traz à tona sua trajetória de superação: saído de um contexto rural, onde seu avô, um imigrante italiano, trabalhava como meeiro para um fazendeiro negro. Filho de uma camponesa analfabeta que se tornou empregada na cidade, Betti foi o décimo quinto filho, e, apesar das dificuldades, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, formou-se pela Escola de Arte Dramática da USP e lecionou na Unicamp. Segundo o ator, “a fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e poético, merece ser compartilhada para provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento.”

Juliana Betti, filha de Paulo e codiretora do espetáculo, destaca a importância emocional e reveladora do projeto. Ela compartilha que, ao ser convidada para dirigir a peça, ficou impressionada ao descobrir muitas histórias desconhecidas sobre a vida de seu pai, o que aprofundou sua admiração por ele.

A turnê nas unidades da CAIXA Cultural, em todas as cidades, terá ingressos populares e uma apresentação acessível com intérprete em libras e audiodescrição, proporcionando a todos a oportunidade de assistir ao espetáculo.

Oficina

Para artistas e aspirantes das artes cênicas, o projeto oferecerá também um workshop de interpretação para Teatro e TV no dia 20 de julho. O objetivo é proporcionar contato com a interpretação para TV e teatro, oferecendo noções de interpretação, técnicas, ritmo e os tipos de dramaturgia característicos dessas modalidades.

Os encontros serão direcionados para a relação entre o ator e a câmera/palco: suas implicações na interpretação, na relação com o espaço, com seu corpo, sua voz, sua imagem e com a verdade cênica. No workshop, Paulo conta bastidores de estúdios de TV, e coxias de teatro, que servem como campo de preparo e aprimoramento sobre interpretação. Paulo foi professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 1977 e 1984.

SERVIÇO: 

[Teatro] Autobiografia Autorizada

Local: CAIXA Cultural Salvador – R. Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador (BA)

Data: 19, 20 e 21 de julho

Horário: sexta-feira, sábado e domingo às 20h

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei) 

Início das vendas: 16 de julho às 12h pelo sympla.com.br

Classificação indicativa: 10 anos

Capacidade: 70 lugares

Dia 21/07 com acessibilidade: áudio descrição e intérprete de libras

Acesso para pessoas com deficiência

Informações:Site CAIXA Cultural / Instagram: @caixaculturalsalvador / (71) 3421-4200

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Oficina de interpretação para Teatro e TV

Ministrante: Paulo Betti

Local: CAIXA Cultural Salvador – R. Carlos Gomes, 57 – Centro, Salvador (BA)

Duração: 120 minutos  

Lotação: 30 inscritos

Público-alvo: Aspirantes a carreira de ator/atriz; atores e atrizes em geral

Data: 20 de julho

Horário: das 14h30 às 16h30

Classificação indicativa: 18 anos

Inscrições gratuitas: No site CAIXA Cultural a partir de 16 de julho às 12h

Assessoria de Imprensa da CAIXA

CAIXA Notícias 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close