Álcool atrapalha a fase profunda do sono
Foto: Unsplash
Por Bem Estar
Demorar para pegar no sono, acordar durante a noite ou sentir que o sono não foi reparador. Esses são alguns sinais da insônia. Estima-se que um a cada cinco adultos sofram com esse distúrbio.
Para relaxar, algumas pessoas acabam apostando no álcool. Contudo, apesar de relaxar a musculatura, ter efeito ansiolítico e causar sonolência, o álcool pode atrapalhar o sono REM (fase profunda do sono).
“Quando o efeito do álcool acaba, a pessoa pode ficar mais alerta, podendo acordar”, alerta a especialista em medicina do sono e professora da Unifesp Lia Bittencourt. O álcool também potencializa distúrbios do sono como apneia, ronco e insônia.
E o café e chocolate: atrapalham o sono? “Café, bebidas e alimentos com cafeína atrapalham a indução ao sono. Isso porque a cafeína inibe a liberação de adenosina, uma substância que ajuda a iniciar o sono”.
Já o leite pode ajudar, sim! “Ele é a única bebida que pode ajudar a dormir, pois tem triptofano, uma substância que é transformada em serotonina no cérebro, o que ajuda a relaxar e favorece o sono”, completa Lia.
Veja dicas para dormir melhor:
- Vá para cama com sono
- Mantenha uma rotina regular para dormir
- Mantenha o quarto escuro e silencioso
- Mantenha a temperatura do quarto confortável
- Evite uso de medicações para dormir, sem prescrição médica
- Melatonina pode ter benefícios para algumas pessoas, mas o médico deve ser consultado
- Evite telas antes de dormir
- Não leve eletrônicos para cama