Welber Silva: A importância da OAB na defesa da Sociedade

por Welber Silva

O advogado é fundamental à preservação do Estado Democrático de Direito e à manutenção das Instituições. Por isso, a Carta Magna de 1988, assim dispõe:

Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

Por isso mesmo, o sempre reverenciado Ruy Barbosa, nossa Águia de Haia, assim afirmou:

“A profissão de advogado tem, aos nossos olhos, uma dignidade quase sacerdotal. Toda a vez que a exercemos com a nossa consciência, consideramos desempenhada a nossa responsabilidade.”

Um passo adiante, queremos falar hoje, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que é o órgão destinado a representar e defender a classe de advogados. Esta instituição, se organiza da seguinte forma:

1. Conselho Federal, com sede em Brasília;
2. Conselho Seccional, com sede em cada capital, no nosso caso, Salvador;
3. E por fim, subseção, que divide o Estado por microrregiões, para região Baixo-sul, a subseção será em Valença.

Começamos esta coluna falando da importância do Advogado para a preservação do Estado Democrático, e falar de Advogado é falar de OAB. A Ordem dos Advogados, ao defender sua classe, acaba defendendo toda a sociedade.
Por exemplo, quando a OAB sai em defesa da Justiça do Trabalho, quando luta pela realização de concursos para Magistrados, e/ou repreende a morosidade judiciária, acaba beneficiando todos os brasileiros, potencializando o acesso à justiça.
Neste ínterim, vamos hoje entrevistar o recém-empossado Presidente da OAB subseção Valença, o nosso amigo, Alcides Bulhões:

1º: Como o Sr. se sente assumindo a OAB subseção Valença?

Como dissemos em nosso discurso de posse “UMA VIDA NÃO BASTA SER VIVIDA, ELA TEM QUE SER SONHADA!” (MÁRIO QUINTANA). E eu sonhei com esse momento. Momento em que eu poderia representar a minha classe e buscar por melhorias. Sou apaixonado pela advocacia e advogo por amor e esperamos que possamos fazer com que esse amor seja exemplo para cada um de nossos colegas da Subseção de Valença.

2º: Qual a importância da OAB subseção Valença para o desenvolvimento da Região Baixo-Sul ?

A Ordem dos Advogados do Brasil tem importância Constitucional para a Garantia de Direitos. A nossa Subseção, em nossa gestão, buscará, dia após dia, garantir a efetivação de direitos dos cidadãos do baixo sul. A defesa das prerrogativas também será a vertente da nova direção. Temos certeza que uma OAB forte, ajudará em muito o desenvolvimento do baixo sul.

2º: Quais são as suas metas para o triênio 2019/2021?

Aproximar a OAB da Comunidade; aprimorar o desenvolvimento técnico dos advogados com a realização de diversos cursos voltados ao advogado; defender as prerrogativas profissionais; dialogar com o Judiciário soluções para efetivação de direitos, dentre outros.

3º: Quais são suas considerações finais para todos os advogados e para a Comunidade em geral?

O Presidente da subseção de valença falará aquilo que os advogados pensam. Nada além, nada mais! Assumo o compromisso de, antes de qualquer decisão, ouvir a vontade dos advogados que represento aqui, explicitamente reitero que esta representatividade não será apenas local, cada advogado das cidades que faz parte desta subseção terá o meu compromisso em fortalecer o exercício profissional. Vamos em frente, avante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com