Vale a pena usar gasolina aditivada? Entenda

Todos os donos de carro querem que ele esteja sempre conservado e em boas condições. Por isso, na hora de abastecer é comum ter dúvidas sobre qual combustível escolher. É melhor colocar etanol, gasolina comum ou gasolina aditivada?

Com os constantes aumentos no preço do combustível, essa decisão fica ainda mais difícil. As vantagens da gasolina justificam seu valor? Vale a pena pagar mais caro? Para responder a essas questões é preciso entender quais são os benefícios dos aditivos. Leia nosso texto para descobrir qual é a melhor opção para o seu carro!

Qual é a diferença entre a gasolina comum e a aditivada?

De uma forma geral, o que distingue os dois tipos de gasolina são os aditivos colocados na segunda. Fora isso, a gasolina comum e a aditivada têm a mesma composição: são formadas por uma mistura de hidrocarbonetos e contam com adição de etanol — que aumenta a octanagem (resistência do combustível à pressão e altas temperaturas).

Com o uso da gasolina comum, há a produção de resíduos de combustão no sistema propulsor do carro. Essas substâncias vão se acumulando e dificultam o funcionamento das válvulas, podendo até, em casos mais graves, provocar entupimentos. A utilização de aditivos no combustível permite que haja uma limpeza dessas substâncias, pois eles são capazes de evitar o acúmulo e dissolver a sujeira.

Quais são os componentes da gasolina aditivada?

Além dos elementos normais da gasolina comum, são adicionadas à fórmula algumas substâncias detergentes e dispersantes. Em alguns tipos de gasolina aditivada, há também materiais anticorrosivos e antioxidantes.

O objetivo desses aditivos é realizar a limpeza do motor e atuar na conservação do sistema. Com isso, as peças ficam mais protegidas e têm sua vida útil aumentada. A gasolina aditivada desmancha as substâncias que, quando acumuladas, podem atrapalhar ou até entupir o motor.

Há vantagens no uso do combustível aditivado?

O maior benefício do uso da gasolina aditivada é exatamente a limpeza do motor. A higienização é essencial, já que a gasolina comum sempre gera resíduo — a chamada “goma”. Ela é um subproduto do combustível que, quando submetido a altas temperaturas no processo de destilação, forma essa borra.

Essa situação pode ser agravada por algumas características da direção. Em cidades grandes, por exemplo, os motoristas exigem mais do motor em frenagens e arrancadas. Com o maior número de retomadas, o motor nem sempre atinge a temperatura de queima ideal e o acúmulo de resíduos da gasolina pode aumentar.

Além de proporcionar limpeza, a gasolina aditivada pode trazer outros benefícios. Veja quais são:

Gera menos poluição no meio ambiente

A queima de combustíveis fósseis é uma das maiores causas de poluição do ar pela liberação de gás carbônico na atmosfera. A gasolina aditivada, por atuar na redução do acúmulo de carbono no motor, pode reduzir a emissão de poluentes. Além disso, com o uso desse combustível a durabilidade do catalisador é preservada, evitando o aumento das emissões.

Conserva a vida útil do veículo

Um carro que faz uso da gasolina aditivada como combustível está realizando uma auto-limpeza no tanque, no motor, nos bicos injetores e na tubulação de todo o sistema de partida. Dessa forma, o proprietário consegue aumentar a proteção das peças, como os bicos injetores e as velas de ignição.

Permite economizar nas manutenções

Com certeza a utilização de combustível de qualidade é essencial para evitar problemas mecânicos no seu carro. Utilizando gasolina aditivada você diminui suas idas à oficina. Mas atenção: escolher um bom combustível não significa que você pode abrir mão dos cuidados com o veículo. A gasolina aditivada melhora o funcionamento, mas não dispensa a necessidade das manutenções preventivas.

Diminui o consumo de combustível

Como a gasolina aditivada limpa o motor, acabando com o acúmulo de carbono nas peças, ela diminui os atritos no sistema. Com menos atrito, o motor vai precisar de menos esforço para funcionar. Isso faz com que o consumo de combustível diminua. Esse benefício é muito interessante para os motoristas, já que a gasolina aditivada geralmente é mais cara do que as outras opções.

A gasolina aditivada melhora o desempenho do carro?

O combustível garante um desempenho superior do motor, mas não quer dizer que ele ficará mais potente. Como a gasolina aditivada tem a mesma octanagem da gasolina comum, a potência do motor não se altera. A opção que deixa o motor mais potente é a gasolina premium (ou podium). Ela tem maior octanagem e melhora o rendimento do motor, mas é usada apenas em carros esportivos, que têm motores maiores e com níveis de rotação mais altos.

Vale a pena substituir a gasolina normal pela aditivada?

Considerando os benefícios já citados, sim! O uso frequente da gasolina normal gera o acúmulo de impurezas e pode causar problemas mecânicos no carro. Se, por razões financeiras, não for possível abastecer apenas com gasolina aditivada, o recomendado é que pelos menos de tempos em tempos ela seja utilizada. Você pode encher o tanque com ela a cada cinco tanques de gasolina comum, por exemplo.

Para veículos que são usados em condições severas, como grande intensidade de engarrafamentos, a importância dos aditivos se torna ainda maior e, por isso, o abastecimento com gasolina aditivada deve ser mais frequente.

Entretanto, antes de iniciar o uso da gasolina aditivada, há um cuidado que você precisa ter: em carros que já rodaram muito com gasolina comum, pode acontecer de o motor estar com uma alta quantidade de resíduos acumulados. Nesses casos, os proprietários são orientados a realizar a limpeza do sistema antes de iniciar o uso da gasolina aditivada — porque ela pode desprender uma grande quantidade de sujeira e acabar causando entupimentos.

Se você se convenceu da importância da gasolina aditivada, siga nossas dicas e cuide cada vez melhor do seu carro! Usar combustível de qualidade e realizar a limpeza e manutenção do veículo são ótimas maneiras de aumentar sua vida útil e evitar gastos desnecessários com mecânico. *Auto Shopping

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com