Vai treinar em casa? Especialista alerta para os cuidados necessários

por Analú Ribeiro

A prática da atividade física está diretamente relacionada com a manutenção da saúde. Interrompê-la por causa do isolamento social, não deve ser a solução mais acertada neste período, sobretudo diante da necessidade de se manter o organismo em bom funcionamento. O ato da prática esportiva ajuda na redução do estresse e no aumento da imunidade, então, uma parte do dia deve ser reservada para este fim.

Na Capital Baiana, as academias tiveram seu funcionamento retomado, mas alguns alunos ainda preferem ficar em casa. Para esta parcela da população, a opção acaba sendo fazer atividades ao ar livre e de maneira individual ou usar o ambiente de casa para treinar. Seja na laje, garagem ou até mesmo no meio da sala.

Uma grande aliada, neste momento, pode ser a internet, e alguns itens do ambiente domiciliar podem ser utilizados durante os exercícios. “Cadeira, toalha e cabo de vassoura permitem a realização de excelentes treinos para alunos iniciantes e intermediários, com uso para exercícios tanto para membros superiores quanto inferiores”, explica o coordenador do projeto Hapvida + 1K, Vilson Borges.

Orientação

O educador destaca que, independente do treino a ser praticado, é indispensável a orientação profissional. Seja através de consultoria online, que já conta com algumas plataformas específicas, ou seguindo aulas disponibilizadas por professores em canais na internet. Entretanto, o nível de intensidade da atividade deve ser avaliado com cautela. “Antes de iniciar o exercício, a pessoa deve levar em consideração se a aula é leve, moderada ou intensa. No caso de iniciantes, por exemplo, o adequado é começar por uma série mais leve para se chegar ao resultado esperado”, explica. Borges ressalta que caso algum exercício cause incômodo ou dúvida na hora da execução, o ideal é não executá-lo para evitar alguma lesão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close