Universidades estaduais parceiras do Programa Universidade Para Todos realizam lives e videoaulas sobre temas diversos

As universidades estaduais parceiras do Programa Universidade Para Todos (UPT) realizam, a partir desta segunda-feira (18), até o dia 24 de maio, uma série de lives, videoaulas e podcasts sobre diversos temas, através do Instagram e YouTube. A iniciativa está relacionada ao projeto UPT – Estude em Casa, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB) e que disponibiliza videoaulas para auxiliar os estudantes em processos seletivos, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A ação busca proporcionar aos estudantes a continuidade na aprendizagem e na preparação durante o período de pandemia.

A primeira live acontece nesta segunda (18), às 19h, sobre o tema “A Química que há por trás da pandemia da COVID-19” e será transmitida pelo perfil do Instagram @oficialuptuneb, da parceria UPT/UNEB, que conta com a plataforma preparatória aberta e gratuita (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/). Além das lives, também serão disponibilizadas pela universidades videoaulas e podcasts com diferentes assuntos, a exemplo de gêneros textuais, redação, figuras de linguagem e outros.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou o papel de inclusão social do UPT. “Este processo é significativo, porque é preciso manter os estudantes em atividade de alguma forma, mesmo reconhecendo os limites da juventude em relação ao seu acesso à internet e às tecnologias. É um projeto que dá oportunidade também a repensar algumas experiências naquilo que a gente considera de cunho pedagógico em experiências presenciais e não presenciais”.

Sobre o UPT – Criado pela Secretaria da Educação do Estado, o Universidade Para Todos é um dos principais programas de acesso da juventude ao Ensino Superior da SEC, realizado em parceria com as universidades. Marcada pela abrangência nos 27 Territórios de Identidade, o UPT constitui-se em uma ação voltada para o fortalecimento da política de acesso à Educação Superior, direcionada aos concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino. Ao longo de 10 anos, o UPT já possibilitou o ingresso ao Ensino Superior em diversos cursos para, aproximadamente, 22 mil estudantes.

Confira a programação completa:

UPT – UNEB

Live – 18/05, 19h – A Química que há por trás da pandemia da COVID-19″ – Instagram: @oficialuptuneb

Live – 19/05, 19h – Dr. Vinícius Nascimento – especialista em HIV/AIDS – Instagram: @oficialuptuneb

Videoaula/podcast – 21/05 – Gêneros textuais: charge, cartum e tirinhas – (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

Videoaula/podcast – 22/05 – Gêneros literários: O papel da poesia no surto do Coronavírus – (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

Videoaula/podcast – 23/05 – Figuras de Linguagem em tempos de pandemia – (portal.uneb.br/upt/estudeemcasa/)

UPT – UEFS

Videoaula – 20/05 , 15h – Literatura: introdução aos estudos literários – (Youtube.com/c/canaluptuefs)

Videoaula – 21/05, 15h – Redação: Relações do tema e da tese na construção do texto argumentativo-dissertativo – (Youtube.com/c/canaluptuefs)

Atividade complementar – 22/05 – Giro das profissões 1 – (upt.uefs.br/estudeemcasa)

UPT – UESC

Aula inaugural/Live – 18/05, 19h – Educação e economia: os desafios da pandemia com o reitor da UESC, professor Alessandro Fernandes – Instagram: @uesc.oficial

Foto: Divulgação

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *