Um caminho online e ao vivo para as artes no Teatro Gamboa

 

Foto: Laércio

Em seu segundo mês de funcionamento, já com centenas de visualizações, mais nomes reconhecidos da cena baiana, além de cursos alternativos e shows especiais

 

A plataforma Teatro Gamboa Online está, desde o início de agosto, apresentando aos artistas uma nova possibilidade de atividade e renda durante as restrições geradas pela Pandemia da Covid19. Com oficinas, bate-papos, exposição 3D, shows e espetáculos online e ao vivo, cedendo toda a estrutura técnica e de comunicação do espaço, no centro de Salvador, obras com um número reduzido de participantes podem ser acompanhadas em casa, online e ao vivo, a preços populares.

 

Embora as iniciativas digitais de vários trabalhadores culturais pelo país, o Teatro Gamboa é o primeiro do Brasil a criar esta proposta e contratar profissionais de programação e audiovisual para somarem à equipe nesta nova etapa. A ideia também é gerar uma base de registros da cultura baiana e, ao longo desta história de mais de 46 anos de funcionamento do local, mais uma vez atuar como um motor essencial para que a arte tenha apoio em suas mais diversas vertentes.

 

A estrutura física, arrendada por um grupo de artistas há mais de uma década, pertence a família do ator Perry Salles, que morou em suas dependências. Eduardo Cabus já administrou o palco, com uma parede de vidro em seu fundo que possibilita uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos. São 60 lugares que agora se ampliam, para que outros públicos do Brasil e exterior possam prestigiar obras de qualidade, revertendo a bilheteria aos artistas e novos investimentos.

 

Cuidados com a higienização e contato entre os profissionais são administrados diariamente, dentro das normas estabelecidas pelo setor de saúde. A compra online é segura e os espetáculos podem ser vistos pelo público até 24 horas depois da filmagem.

 

“O grande diferencial da plataforma do Gamboa é poder utilizar o espaço cênico e a estrutura do teatro, oferecendo assim uma qualidade técnica ao artista e consequentemente para o público, que poderá desfrutar da essência ao vivo das apresentações, mesmo de forma virtual” – explica Maurício Assunção, um dos coordenadores do espaço, que destaca os vários retornos positivos da iniciativa em poucos dias de funcionamento.

 

A programação vai de quarta a domingo, em diversos horários. Aulas e oficinas são administradas no período da tarde. Espetáculos infantojuvenis também acontecem nestes horários e na parte da manhã. Já as apresentações adultas de teatro, shows e performances geralmente ocorrem às 19h. Ao final de cada exibição um bate-papo ao vivo com o artista, com perguntas em tempo real enviadas pelo whatsapp. Os ingressos custam entre R$ 10,00 e R$ 20,00.

 

Para saber mais sobre todos os eventos cadastrados basta acessar www.teatrogamboaonline.com.br. Esta semana diversas oficinas com Juli de Matos, Denisson Palumbo, Isis Carla e Margem Press, o espetáculo Dolly, com Alethea Novaes e direção de Marcelo Flores, além de Fábio Vidal no espetáculo Eterno Retorno, ERê.

 

Também a exposição em 3D das obras de Salomão Zalcbergas, em Impressões Cromáticas do Vale, com acesso gratuito.

 

O projeto conta com o Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, uma iniciativa Secult_BA.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO:

 

Quartas

Oficina

Dias 02, 09, 16, 23 e 30, às 13h

“Yogamboa” – Juli de Matos

 

Dias 02, 09 e 16, às 15h

Oficina de Dança

“Danças Brasileiras” – Isis Carla

 

Dias 02, 09 e 16, às 17h

Oficina de Escrita não-Criativa

“Pilhagem” – A Margem / Press

 

Dias 02, 09 e 16, às 19h

Oficina de Literatura

“Cordel Proibido para Menores” – Denisson Palumbo

 

Quinta e Sexta

Dias 03 e 04, às 19h

Teatro + PAPOgamBOA

“Dolly” – Alethea Novaes / Os Argonautas Cia de Teatro

 

Sábado

Dia 05, às 19h

Domingo

Dia 06, às 17h

Teatro + PAPOgamBOA

“Eterno Retorno – ERê” – Fábio Vidal / Território Sirius Teatro

 

Quinta e Sexta

Dias 10 e 11, às 19h

Música+ PAPOgamBOA

” Show Conexão” – Geovanna Costa

 

Sábado

Dia 12, às 19h

Domingo

Dia 13, às 17 horas

Música + PAPOgamBOA

” Caçador de Sonhos” – Jonga Lima

 

Quinta e Sexta

Dias 17 e 18, às 19h

Leitura dramática + PAPOgamBOA

“Leituras de Prima” – Analu Tavares e Aicha Marques

 

Sábado

Dia 19, às 19h

Domingo

Dia 20, às 17h

Teatro + PAPOgamBOA

“Sebastião” – Fábio Vidal/ Território Sirius Teatro 

 

Quartas

Dias 23 e 30, às 19h

Performance + PAPOgamBOA

“Bateu Uma Onda Forte” – Mary Jane Beck

 

Quinta e sexta

Dias 24 e 25, às 13h

Oficina

“Corpo e Escrita de Si” – Paula Lice

 

Quinta e Sexta

Dias 24 e 25,  às 19h

Teatro+ PAPOgamBOA

“Uma Janela para Elas” – Drag Queens / Paula Lice

 

Sábado dia 26, às 19h

 Domingo, dia 27, às 17h

Teatro+ PAPOgamBOA

“40tona no palco da 40tena” – Andréa Elia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close