Ufba mantém suspensão de atividades presenciais e aprova semestre suplementar remoto

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) anunciou nesta terça-feira (21) que vai manter as atividades presenciais suspensas durante o segundo semestre de 2020 e aprovou um semestre suplementar remoto.

De acordo com a Ufba, o semestre suplementar de atividades online, será feito em caráter emergencial e e excepcional. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni).

O semestre suplementar terá um calendário próprio, que será definido pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), adiando a definição sobre a retomada dos semestres regulares do ano letivo de 2020.

Segundo informações da universidade, o semestre suplementar foi a alternativa encontrada para retomar atividades protegendo a vida de docentes, discentes, técnicos e terceirizados, já que a pandemia do novo coronavírus vem se estendendo por período mais longo do que se poderia supor em março, quando a Universidade, seguindo as melhores orientações sanitárias, decidiu pela suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais.

A nova decisão do Consuni, segundo a Ufba, mantém essa suspensão até o final deste ano, porque a pandemia ainda se encontra em fase aguda, registrando altos patamares de contaminação e mortes, sem que haja previsão confiável de mecanismo seguro, rápido e universal de imunização.

A Administração Central propôs um semestre suplementar de atividades online, com oferta de componentes curriculares e complementares de ensino, pesquisa e extensão, adaptados ou especialmente concebidos para tal formato e que podem, inclusive, quando oportuno, ser ministrados conjuntamente por vários docentes, com compartilhamento de carga horária, sendo garantidos aos estudantes adesão e desligamento facultativos e posterior integralização de carga horária curricular.

A Ufba informou que tem empreendido várias gestões junto ao governo federal para garantia de acesso a estudantes em condição de vulnerabilidade e tem trabalhado institucionalmente para disponibilizar outros recursos disponíveis para os estudantes que não têm condições adequadas de estudo, equipamentos e acesso à internet nos locais onde moram.*G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close