Travessia Salvador-Morro de São Paulo retoma operações nesta quinta-feira

Suspensa desde 20 de março por conta das medidas restritivas decretadas pelo Governo do Estado para conter o avanço do coronavírus na Bahia, a travessia Salvador-Morro de São Paulo retomará as operações nesta quinta-feira (3). Já no próximo dia 10 de setembro, também voltam a operar as escunas de turismo que fazem o tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.

A retomada da travessia de catamarã entre Salvador e Morro de São Paulo segue as medidas de flexibilização do Governo do Estado para o transporte intermunicipal de passageiros. A travessia é regulada e fiscalizada pelo Estado, através da Agerba – Agência dos Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia.

Os operadores do sistema  cumprirão também o decreto e as normas de flexibilização determinadas pela Prefeitura de Cairu, à qual a Ilha de Tinharé (Morro de São Paulo) pertence. As atividades turísticas no Morro começaram a ser retomadas ontem (1º) de forma parcial, inclusive o uso das praias para práticas individuais.

Dois horários por dia

Inicialmente, a travessia Salvador-Morro de São Paulo retomará as operações fazendo dois horários por dia em cada terminal – Terminal Náutico da Bahia e Terminal de Morro de São Paulo.  Saídas de Salvador: 9h e 11h30; Saídas de Morro de São Paulo: 11h30 e 14h30.

A frequência será diária, incluindo   sábados, domingos e feriados. Antes da pandemia, eram feitos diariamente cinco horários por dia pela travessia Salvador-Morro de São Paulo.

Os catamarãs da travessia só poderão transportar 50% da capacidade de passageiros e o uso de máscara é obrigatório. A Astramab – Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia alerta aos usuários que, de acordo com o decreto da Prefeitura de Cairu, só poderão chegar ao  Morro de São Paulo os turistas que comprovem reserva nos meios de hospedagem do local.

O decreto do município estabelece a flexibilização do transporte intermunicipal, mas mantém suspenso o passeio marítimo “Volta à Ilha de Tinharé”.

Escunas de turismo

As escunas de turismo que operam o “Passeio às Ilhas” da Baía de Todos os Santos, que também estão com operações suspensas desde 20 de março, voltarão a atender diariamente baianos e turistas a partir da próxima quinta-feira, dia 10 de setembro.

As escunas sairão do Terminal Náutico, no Comércio, sempre às 9h, e retornam a Salvador às 17h. O tour inclui  paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica. A retomada das operações das escunas acontece paralelamente à chegada maior de turistas a Salvador e às medidas de flexibilização adotadas pelas prefeituras de Salvador e Itaparica. *Astramab

Foto: Ilustrativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close