Tradicional caruru marca celebração dos 60 anos da Feira de São Joaquim
Tradicional caruru marca celebração dos 60 anos da Feira de São Joaquim– Ascom Setur
Os 60 anos da Feira de São Joaquim foram comemorados com o tradicional caruru, distribuído gratuitamente para o público, e muito samba, no último sábado (28), no píer do equipamento, na Cidade Baixa, em Salvador.
O evento, que recebeu o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), teve a participação especial do cantor Beto Jamaica, do grupo É o Tchan, entre outras atrações. A festa reuniu cerca de três mil pessoas, para a celebração do espaço como patrimônio cultural, gastronômico e turístico da capital baiana.
“Felicidade grande participar dessa festa, celebrando o aniversário da feira. Eu era menino e vinha com a minha avó e a minha mãe fazer compras, inclusive as coisas do axé para o nosso terreiro. São Joaquim vai ficar sempre na memória”, relatou Jamaica.
“Este é um ano muito especial, porque a nossa feira é agora uma senhora de 60 anos e está sendo festejada com um caruru de dez mil quiabos. Agradecemos muito o apoio do Governo do Estado”, declarou o presidente do Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, Nilton Ávila Filho, o Gago da Feira. “Os feirantes comemoram o aniversário do local de trabalho, enquanto acontece a segunda etapa da requalificação do equipamento, que vai ficar mais atraente para receber baianos e turistas, após as intervenções do Estado”, completou o assessor especial da Setur-BA, Valdenor Cardoso.
Turismo de eventos –
No último fim de semana, eventos das áreas da saúde, esporte e religião tiveram, também, o apoio da Setur-BA. O 32º Congresso Brasileiro de Nefrologia, no Centro de Convenções, na Boca do Rio, em Salvador, registrou 2,7 mil participantes, do Brasil e de mais dez países. Além do conteúdo científico, a programação incluiu apresentações de artistas baianos.
Ainda na capital, a 3ª Etapa do Circuito Baiano de VA’A reuniu 250 atletas da Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe e Alagoas. A prova de canoa havaiana teve como base a Marina da Penha, na Ribeira, e percursos diversos pela Baía de Todos-os-Santos. Já em Esplanada, na Costa dos Coqueiros, a Praça de Eventos recebeu 10 mil pessoas na Semana Evangélica, com palestras, momentos de oração, manifestações culturais e música gospel. Além de esplanadenses, a iniciativa atraiu moradores de Acajutiba, Crisópolis, Rio Real, Conde, Jandaíra, Entre Rios, Cardeal da Silva e Araçás.
Secretaria de Turismo do Estado da Bahia