Tomar chá 3 vezes por semana reduz em 56% os riscos de doença cardíaca e derrames

Foto: Dulla

Uma xícara de chá ao menos três vezes por semana reduz em 56% os riscos de doença cardíaca e derrames fatais, em 39% os riscos de doença cardíaca e derrames e em 29% os riscos de morte por outras causas. Foi o que mostrou uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (9) no periódico “European Journal of Preventive Cardiology”, da Sociedade Europeia de Cardiologia.

 

Ainda são necessários outros estudos randomizados para confirmar os resultados e orientar as diretrizes alimentares.

 

Na análise por tipo de chá, foi observado que o consumo das bebidas verdes, ricas fontes de polifenóis, estavam associados a riscos aproximadamente 25% mais baixos de doenças cardíacas e derrames incidentes, doenças cardíacas e derrames fatais e morte por outras causas.

 

De acordo com o G1, a pesquisa acompanha 100 mil pessoas, sem histórico de ataque cardíaco, câncer ou derrame. Alguns grupos têm sido monitorados há sete anos, outros há mais de oito anos. Os participantes foram separados em dois subgrupos: os que bebem chá habitualmente (três ou mais vezes por semana) e os que nunca tomaram ou tomam com pouca frequência (menos de três vezes por semana).

 

Os resultados referentes ao chá verde podem estar relacionados à preferência da população chinesa por esta bebida. Em relação a outros tipos de chá, não há amostra significativa para uma análise estatística.*BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *