Tiro de Guerra de Valença comemora o Dia do Exército Brasileiro

Na manhã do dia 17 de abril o Tiro de Guerra de Valeça-BA, realizou uma solenidade alusiva ao dia do Exército, que comemorará no dia 19 de abril 371 anos.

Essa data é celebrada em memória a Batalha dos Guararapes, que ocorreu neste dia no ano de 1648, no estado de Pernambuco. Simbolicamente considerada a origem do Exército Brasileiro devido a ser o episódio que, de acordo com as correntes historiográficas tradicionais em História do Brasil, assinala o início do nacionalismo brasileiro, pois os elementos étnicos brancos, africanos e indígenas fundiram os seus interesses na luta pelo Brasil e não por Portugal. Foi esse movimento que deu à população local a verdadeira compreensão de seu valor, incutindo no povo o espírito de rebeldia contra qualquer tipo de opressão. O Exército Brasileiro nasceu com esse conceito de Nação.

Décadas posteriores ao descobrimento do Brasil, uma Força Terrestre surgiu quando índios, brancos e negros lutaram para expulsar os invasores estrangeiros na conhecida Batalha de Guararapes. Tal episódio, transcorrido em 19 de abril de 1648, teve como desfecho a vitória do Exército patriota e consagrou a Instituição como herdeira e depositária do legado da Força vitoriosa em Guararapes. Diante desse fato, o Dia do Exército Brasileiro foi fixado em 19 de abril.

O TG 06-005/Valença-BA, apesar de encontrar-se com as suas atividades de instruções suspensas por um período de 60 (sessenta) dias tendo em vista o não cumprimento de algumas obrigações por parte do município, não deixou de rememorar o dia do Exército e durante a semana realizou atividade de visita à escola da rede municipal de ensino, quando na oportunidade realizou a distribuição de revistinhas infantis as quais tem por objetivo apresentar as atribuições e a importância do Exército no nosso país e em nossa cidade.

Visita a Escolas da rede Municipal de Ensino de Valença, com distribuição de revistas para as crianças.

A solenidade realizada no Tiro de Guerra coroou as atividades de comemoração a esta data tão importante para à Força Terrestre. Durante a cerimônia militar foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional, Canto do Hino Nacional Brasileiro, foi feito a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército, o Canto da Canção do Exército e finalizando a solenidade a tropa desfilou juntamente com ex-Atiradores de diversas turmas.

Estiveram presentes nesta honrosa formatura o Subtenente Helton Brandão, representando o comandante da 33° Companhia Independente de Polícia Militar, o locutor Frank Moral e o. Sr. Zidane, vice-presidente da BAMAJUVA, além de familiares dos Atiradores.

Segundo o chefe de instrução do Tiro de Guerra, “Exércitos se une à sociedade e às instituições com um único objetivo: “um futuro melhor para a nossa nação pois temos compromisso, seriedade, dedicação e não poupamos esforços para conseguir alcançar os nossos objetivos e cooperar para a formação de bons cidadãos da cidade de Valença. Concluindo disse: “São aprendizados na formação dos cidadãos que os tornam mais comprometidos com a própria sociedade em que vivem”, destacou o chefe de instrução. *Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com