‘Tem que dar oportunidade’, diz Tite sobre as novidades na convocação do Brasil

A lista de convocados da Seleção Brasileira anunciada nesta sexta-feira (20) teve algumas novidades. Na entrevista coletiva, o técnico Tite explicou os motivos para inovar no elenco chamando inclusive jogadores de Grêmio e Flamengo, que vão disputar a semifinal da Libertadores, para os amistosos contra Senegal e Nigéria marcados, respectivamente, para o dia 10 de outubro, uma quinta-feira, e dia 13, um domingo. Os dois jogos vão acontecer no Estádio Nacional de Singapura.

 

“É desafiador ter bom senso e procuro, na minha vida profissional, olhar diferentes lados da situação para que todos ganhem. Neste momento, estão seleção brasileira, clubes e atletas. Me permito falar ao presidente do Flamengo e do Grêmio, que nos conhece muito bem. Sabem o que temos de critério e cuidado. Dito isso, conciliar todos os fatores é humanamente impossível. Eu vi ele dizer que teria orgulho de voltar à seleção. Tem que dar oportunidade”, afirmou na entrevista coletiva.

 

No lado do Flamengo, o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Gabriel foram chamados. Enquanto que do Grêmio, o meia Matheus Henrique e o atacante Everton Cebolinha estão entre os selecionados.

 

Tite ainda detalhou os motivos de chamado Rodrigo Caio, o lateral Renan Lodi e Matheus Henrique. “Rodrigo Caio vem retomando um padrão altíssimo que teve na seleção brasileira. Lodi é um atleta jovem que estamos acompanhando no Atlético de Madrid, tem virtudes técnicas e físicas de grandes atletas. O Matheus está dentro de uma linha que gostamos muito, é um articulador, capacidade de passe muito grande, é móvel”, justificou.

 

Sobre Gabigol, Tite rasgou elogios ao artilheiro do Brasileirão. “Fez por si só. Não precisa ser muito, pode fechar os olhos e escutar: a campanha dele nesse ano todo o credenciou”, disse.

 

O técnico da Seleção ainda contou um fato curioso vivenciado por ele durante o período de elaboração da lista. Ao contrário dos principais campeonatos nacionais do mundo, o Brasileirão não é suspenso durante as semanas da data Fifa, quando as seleções estão em ação. “Tinha torcedor do Flamengo olhando para mim com o Gabigol jogando muito: “Pô, o Gabigol está jogando muito, e o Bruno, Rodrigo está de volta…”. Daqui a pouco estou olhando o jogo lá de cima, e o torcedor olha para mim: “Gabriel, não! Gabriel, não!”, comentou.

 

Os dois jogos dos confrontos das semifinais da Libertadores não chocam com o período da Data Fifa. Porém, Flamengo e Grêmio não terão seus quatro jogadores, cada um, para as rodadas 24 e 25 do Brasileirão. Assim como o Athletico-PR, que apesar não disputar o torneio continental, terá o desfalque do goleiro Santos, convocado por Tite, no campeonato nacional. Outro que terá um importante desfalque será o São Paulo. O Tricolor Paulista não poderá contar com Dani Alves.

 

“Quero colocar às pessoas que nos ouvem que existe outro lado da questão, que é o lado da convocação da seleção brasileira, que têm que entregar desempenho e resultado. Fomos campeões da Copa América e quinto no Mundial, precisamos entregar resultado. Estou tendo o máximo de bom senso. O calendário é muito mais decisivo numa competição de Copa do Brasil do que numa competição de pontos corridos. Há controvérsias, há situações que podem ser defendidas das duas partes. Cada um busque a situação que achar melhor”, finalizou Tite. *BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close