Serviços ligados ao turismo na Bahia recuam em relação a junho
Em julho, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia também voltaram a cair (-2,7%) frente a junho (com ajuste sazonal), depois de dois meses de altas consecutivas nessa comparação.
O resultado foi inferior ao do país como um todo (4,8%), e a Bahia foi um dos três estados que apresentaram retração frente ao mês anterior (de 12 onde o agregado de turismo é investigado separadamente). Santa Catarina (-4,8%) e Ceará (-23,0%) tiveram as maiores quedas.
Na comparação com julho de 2019, a Bahia apresentou novamente uma forte queda no volume de serviços ligados ao turismo (-72,7%). Assim como já havia ocorrido em junho, o turismo no estado teve a maior retração do país e muito mais intensa do que a verificada nacionalmente (-56,1%). Todos os 12 estados apresentaram recuos frente ao mesmo mês no ano passado.
Assim, de janeiro a julho de 2020, os serviços ligados ao turismo na Bahia acumulam queda de -39,4%, o pior desempenho para os primeiros sete meses do ano no estado desde o início da série histórica da PMS, em 2011.
A queda ocorrida na Bahia é um pouco pior que a registrada no Brasil como um todo (-37,9%).
Nos 12 meses encerrados em julho, os serviços turísticos baianos também apresentam recuo acumulado (-22,8%), resultado um pouco abaixo do verificado no Brasil como um todo (-20,9%). *IBGE
Foto: reprodução