Sema de Valença e CBCN discutem implantação de novo modelo de gerenciamento de resíduos sólidos

por Joberth Melo | Atualiza Bahia

Uma Eco Usina está em processo de implantação na cidade de Valença, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema). O equipamento transforma lixo em energia, trabalha ainda com reciclagem, e executa ações voltadas para educação ambiental.

O projeto de desenvolvido com base no cumprimento da Lei Federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Entre metas estabelecidas na PNRS estão prazos para a extinção dos lixões. Cidades com até 100 mil habitantes, como Valença, têm até 31 de julho de 2020 para desativá-los.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente (Sema) de Valença, Marcelo Borges, o Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável (CBCN) é responsável pela elaboração e implantação da Eco Usina.

A equipe da CBCN, formada por Consultores Técnicos, Ernane Nelson Gusmão Filho e André Luís Alves Ferreira, e a Diretora Executiva Nacional da CBCN, Suely Melo, esteve em Valença. Segundo a Sema, no dia 26 de agosto, os integrantes da ONG devem visitar o lixão e fazer um diagnóstico da cidade.

Atualiza Bahia

Foto: reprodução

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close