Secretaria dialoga sobre Educação à Distância com Instituições de Ensino Superior

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu, nesta quarta-feira (19), um encontro sobre Educação à Distância (EaD), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia, com coordenadores institucionais dos polos de EaD de universidades públicas e de institutos federais da Bahia. Na oportunidade, foram discutidos temas como Rede Colaborativa de Aprendizagem, financiamento e fiscalização de orientação centralizada sobre a execução do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para 2020.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da articulação com as universidades. “Esta aproximação com as universidades e institutos federais é essencial e fico feliz de estarmos aqui, de forma parceira, para criar uma agenda de trabalho e fortalecer o que nós já fizemos até agora. Nós não temos como trabalhar a Educação sem as ferramentas e as metodologias que as universidades já desempenham, pois não dá para a gente negar o tema da tecnologia e da ação digital na Educação”, ressaltou.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, destacou os temas abordados. “Tratamos da questão do financiamento dos cursos EAD na rede estadual e um posicionamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a partir do ofício circular 01/2020, que fala da redução de investimentos por valor/alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Para além disso, tivemos como tema a discussão da rede colaborativa de aprendizagem, que é uma construção coletiva das experiências das universidades, e com relação à Educação à Distância para que a gente pense em um projeto maior a nível de Estado, como está sendo colocado pelo projeto de gestão do governador Rui Costa para a implantação da Universidade Aberta da Bahia”.

Para a superintendente de Educação a Distância e coordenadora UAB da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Márcia Rangel, o encontro foi produtivo. “Esta articulação com a SEC e todas as universidades que ofertam cursos do sistema da Universidade Aberta do Brasil é extremamente importante, porque nós não podemos ficar apenas com as políticas e diretrizes de educação do governo federal, pois também temos que ter a nível estadual. Portanto, o apoio da SEC tem sido fundamental até mesmo para a articulação que independe de recursos”, afirmou.

O encontro também contou com as presenças dos coordenadores institucionais UAB da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Tânia Benevides; da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), José Augusto; da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Cláudia Vivien; da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Adilson Gomes; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Elisângela Reis; e do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Raquel Oliveira; além da pró-reitora de graduação da Universidade Estadual da Bahia (UESC), Rosana Lopes. *SEC

Foto: Claudionor Jr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *