Secretaria da Educação promove encontro formativo com beneficiários dos programas Partiu Estágio e Primeiro Emprego

Mais de 200 beneficiários dos programas Partiu Estágio e Primeiro Emprego, que atuam na Secretaria da Educação do Estado (SEC) e em escolas da rede estadual de ensino, participaram, nesta sexta-feira (14), no auditório da instituição, em Salvador, do 2º Encontro de Formação de Estagiários e Colaboradores dos respectivos programas. Durante o encontro, os participantes receberam informações sobre os contratos de trabalho e as atribuições e discutiram sobre políticas públicas para a juventude.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância dos programas para a inserção dos jovens no mundo do trabalho. “Estas são políticas para a juventude muito importantes para o governador, pois fazem parte do programa de governo dele, que acredita em projetos como estes. Nós estamos aqui com a seguinte missão: contribuir com a formação cidadã e profissional e ajudar na vida acadêmica desses jovens que possuem direitos, deveres e reponsabilidades no exercício de suas funções”, destacou.

A beneficiária do Programa Primeiro Emprego, Renata Fragoso, 20, que fez o curso Técnico em Logística, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, localizado no bairro São Caetano, disse que o programa permite a contextualização do aprendizado obtido no curso. “Estou trabalhando no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (CEEP ICEIA) e estou gostando muito, pois é uma grande oportunidade de colocar em prática o que eu aprendi no curso e adquirir experiência profissional para a minha carreira”, afirmou.

Para a estudante Laila de Jesus Santos, 17, que faz o curso técnico em Informática no CEEP ICEIA, o Programa Partiu Estágio está mudando a sua vida. “Este programa está ampliando os meus conhecimentos, pois a cada dia aprendo mais na prática durante o estágio no CEEP em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito. Além disso, o valor da bolsa também ajuda para a compra dos materiais de estudo”, comentou.

A mãe de Laila, Maria de Jesus Santos, 46, fez questão de acompanhá-la na atividade e disse que o programa vem ajudando muito no desenvolvimento da filha. “Fiquei muito feliz quando ela foi selecionada pelo programa, porque além de apreender mais, agora ela tem seu próprio dinheiro para usar nos estudos e, também, nas despesas de casa e isso nos ajuda bastante”, revelou.

Sobre os programas – O Programa Primeiro Emprego visa ampliar a inserção no mundo do trabalho de egressos da Educação Profissional da rede estadual. Lançado em 2015, o Primeiro Emprego já oportunizou trabalho digno para mais de oito mil pessoas em órgãos e secretarias do Estado, da iniciativa privada e do Terceiro Setor, com direito à carteira assinada, férias, vale-transporte, tíquete-refeição e plano de saúde.

O Programa Partiu Estágio tem o principal objetivo de ofertar oportunidades de estágio na Administração Pública Estadual a jovens universitários baianos. O programa é prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Durante a vigência do estágio, o estudante recebe bolsa mensal, auxílio-transporte e recesso remunerado proporcional, tendo seu trabalho supervisionado por um tutor, com capacidade de avaliação na sua área de atuação.

Participaram da atividade a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy; o coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; e o coordenador de Políticas para a Juventude, Jocivaldo Bispo.

Fotos: Claudionor Jr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *