Secretaria da Educação do Estado realiza certificação pelo PRONATEC Prisional em Valença

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do PRONATEC Prisional (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), certificará, nesta quarta-feira (29) e no dia 5 de junho, 90 pessoas. São elas privadas de liberdade e que estão em regime semiaberto (dentro das penitenciárias) e egressos ou que cumprem penas alternativas (sistema aberto), nos sistemas penais dos municípios de Brumado, Eunápolis, Paulo Afonso, Vitória da Conquista e Valença.

 

Os certificados serão para os formandos em cursos técnicos como montadores e reparadores de computadores, padeiro, pizzaiolo, estampador de tecido, eletricista/instalador predial de baixa tensão, jardineiro, entre outros. Esses cursos têm como objetivo a qualificação profissional, com vistas a criar condições para a ressocialização e reintegração destas pessoas na sociedade, possibilitando condições de serem inseridos no mundo do trabalho.

 

Nesta quarta, em Brumado, às 18h, na Praça Maria Perpetua Cardoso, no bairro das Flores, 16 montadores e reparadores de computadores receberão o certificado, pelo CEEP em Gestão e Meio Ambiente. Em Eunápolis, às 14h, na Fazenda Maria, no bairro Juca Rosa, 16 pizzaiolos receberão a certificação, oriunda do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Costa do Descobrimento. Em Paulo Afonso, no Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB), que fica no centro da cidade, a certificação será dada a dez eletricistas/instaladores predial de baixa tensão, formados pelo CETEP Itaparica II Wilson Pereira.

 

As certificações do dia 5 de junho acontecerão em Vitória da Conquista e Valença, duas turmas em cada município. Em Conquista serão certificados 12 estampadores de tecido, que se formaram pelo CETEP Vitória da Conquista, às 9h, no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, no bairro Saquinho. Outros 13 ganham certificados de manicure e pedicure, formados pela mesma unidade escolar, às 14h, no Presídio Nilton Gonçalves, no Parque Coveima I. Já em Valença, são 13 certificados de padeiro e dez de eletricistas/instaladores predial de baixa tensão, todos formandos pelo CEEP em Saúde do Leste Baiano. As certificações vão acontecer, respectivamente, às 9h, no Conjunto Penal de Valença, no bairro Baixa Alegre, e às 19h, no próprio CEEP em Saúde do Leste Baiano.

 

PRONATEC em números – No total, a Secretaria da Educação do Estado ofertou 820 vagas, em 49 turmas, das quais 25 delas foram para atender o sistema aberto e semiaberto (egressos e penas alternativas) e 24 no sistema fechado (privados de liberdade), distribuídos em 25 cursos em diversas áreas: agricultor orgânico, jardineiro, marceneiro, produtor de frutas e hortaliças, confeccionador de bolsas de couro e material sintético, costureiro maquina reta e overloque, dentre outros. Os cursos foram distribuídos em 12 Territórios de Identidade. A Bahia conseguiu se destacar nesta ação como o Estado com o maior índice de execução nacional do PRONATEC Prisional, garantindo, com isso a ampliação do programa para o ano de 2019. *GOV

Foto: Ilustrativa/ Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close