Secretaria da Educação do Estado mobiliza estudantes para as Olimpíadas Nacionais em várias áreas do conhecimento

 

A Secretaria da Educação do Estado está incentivando os estudantes da rede estadual a participarem das diversas olimpíadas nacionais e estaduais, em distintas áreas do conhecimento, cujas inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente. As olimpíadas são espaços importantes de valorização dos estudantes e professores, além de contribuírem para o desenvolvimento das habilidades nos mais variados componentes curriculares. Entre as Olimpíadas que estão com inscrições abertas estão: a Brasileira de Cartografia (até 24/4), a Olimpíada Nacional em História do Brasil (até 26/4), a Olimpíada de Língua Portuguesa (até 30/4), a Olimpíada Brasileira de Física (até 3/5) e Olimpíada Brasileira de Robótica (até 17/5).

 

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fala que as Olimpíadas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Estamos em uma fase de fortalecimento de uma agenda da Educação da Bahia. Neste momento, dentre as atividades que estamos realizando está a mobilização das diversas olimpíadas, em diferentes áreas do conhecimento, cujas inscrições estão abertas. É importante que todos os colegiados escolares mobilizem os estudantes”, destacou

.

Em sua sexta edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – 2019 tem como proposta contribuir para a melhoria da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país. Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a olimpíada consiste em um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Esta edição reforça a valorização da interação de crianças e jovens com os seus territórios, a partir do tema “O lugar onde vivo”. Para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

 

As inscrições da Olimpíada de Língua Portuguesa deverão ser feitas pelos professores, exclusivamente, pelo Portal Escrevendo o Futuro (www.escrevendoofuturo.org.br), até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 30/04/2019. Os textos dos alunos podem ser feitos nos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Artigo de opinião e Documentário (vídeo). Os educadores, no caso, orientarão seus alunos, em sala de aula, durante as oficinas de produção de texto.

 

Outra olimpíada concorrida é a nacional de Física, realizada em três fases, a partir de um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os objetivos de despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar o Ensino Superior público do Ensino Médio; e identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. As inscrições podem ser feitas até o dia 3/5 e estão aptos a participar estudantes de estabelecimentos de ensino em que houver pelo menos um professor credenciado. *SEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com