SEC e Universidades Estaduais alinham ações em parceria para o ensino remoto na rede estadual de ensino

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) se reuniu, nesta sexta-feira (5), com reitores, pró-reitores, professores, gestores acadêmicos e outros integrantes das quatro instituições estaduais e públicas de Ensino Superior: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O encontro virtual visou promover um diálogo e alinhar as contribuições das Universidades Estaduais Baianas (UEBAS) sobre o ensino remoto na rede estadual de ensino, que começa no dia 15 de março, a partir das experiências de formação de professores e de desenvolvimento de projetos de ensino de graduação e pós-graduação, extensão universitária e pesquisa.

 

A reunião foi conduzida pelo secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, que ressaltou a importância das universidades para a Educação Básica. “Estamos precisando muito das universidades. Queremos fazer uma reunião com as pró-reitorias, em um momento em que a gente possa dialogar, também, com os Núcleos Territoriais, para poder aproximarmos cada vez mais essas nossas agendas. Queremos, inclusive, criar um grupo de trabalho, de acompanhamento permanente, para uma agenda com a parceria das universidades nos Territórios de Identidade”.

 

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, fez a apresentação dos planos de ensino e atividades complementares, bem como dos programas da SEC e dos recursos e materiais de apoio para os estudantes, disponíveis no Portal da Educação, a exemplo de Roteiros de Estudos, Pílulas da Aprendizagem e Cadernos de Apoio à Aprendizagem. Durante a sua explanação, ela detalhou as diretrizes gerais relacionadas à matrícula, continuum curricular, retorno em etapas e Comitê Gestor de Escola (que acompanhará o cumprimento dos protocolos).

 

O reitor da UESC e presidente do Fórum de Reitores das UEBAS, Alessandro Fernandes, acompanhado do pró-reitor de Extensão, Neurivaldo Guzzi Filho e da pró-reitora de Graduação, Rosenaide Ramos, além de professores de pesquisa e de licenciatura, falou sobre a parceria. “Estamos todos empenhados em apoiar a Secretaria nesta tarefa importante, que é o início do ensino remoto. O secretário Jerônimo sempre procurou fazer a aproximação das universidades estaduais com o Ensino Básico. Por todas as falas entusiasmadas e esperançosas, nesta reunião, temos aqui quatro universidades integrantes do Governo do Estado e estaremos juntos para desenvolvermos os projetos e programas. Neste momento desafiador, vamos transformá-lo em uma oportunidade e um compromisso, juntos aos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e às secretarias municipais de Educação”

 

Também presente à reunião, o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho, falou sobre a participação da universidade neste processo de início do ano letivo. “Estou aqui com todas as nossas pró-reitorias acadêmicas, com as equipes dos projetos que se articulam com a Educação Básica, como o Programa Universidade Para Todos (UPT) e com a chefia do Gabinete, para que tenhamos resultados bem satisfatórios nesta parceria com a SEC. Estamos à disposição, vamos trabalhar juntos para que esta conjunção viabilize um ano remoto com qualidade”.

 

Participaram também o subsecretário da Educação, Danilo Souza; o reitor e a vice-reitora da UEFS, Evandro Nascimento e Amali Mussi; a gerente acadêmica da UESB, Flávia Caires, representando o reitor Luís Otávio de Magalhães;  o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans; o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Helder Amorim; o coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjo; a diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira; e a diretora de Politicas da Educação Superior da SEC, Ivanilda Amado.

 

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popups Powered By : XYZScripts.com
Close