Se pesar com frequência ajuda a emagrecer

Dica para quem está brigando com a balança: pesquisadores das universidades de Pittsburgh e da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que o ato de se pesar com regularidade ajuda a emagrecer.

O trabalho foi apresentado no Congresso da Associação Americana do Coraçãode 2018. O evento ocorre todos os anos para compartilhar avanços na área da saúde cardiovascular.

Os cientistas examinaram, durante um ano, as alterações físicas de 1 042 voluntários adultos, sendo 78% homens e 90% brancos. Eles tinham uma idade média de 47 anos. Os hábitos de monitoração do peso dessa turma também foram mensurados, claro.

As pesagens ocorreram normalmente na residência das pessoas, sem interferência médica. Os dados eram transmitidos aos estudiosos por um sistema online. Foram identificados diversos perfis, que iam desde indivíduos que subiam na balança diariamente até aqueles que nunca tiravam tempo para isso.

Os resultados revelaram que quem se avaliava apenas uma vez por semana não afinou a barriga no período. Entretanto, aqueles que se mediram de seis a sete vezes tiveram uma redução em 12 meses. Para ser mais exato, eles enxugaram, em média, 1,7% do próprio peso.

De acordo com os autores, o achado enfatiza a importância de acompanhar as mudanças no corpo, principalmente quando você está tentando emagrecer. Visualizar isso de forma concreta se torna um incentivo para não desistir.

Só cabe ponderar que as pessoas que se pesam com frequência tendem a ser mais preocupadas com sua forma física. Talvez tenha sido esse modo de pensar – e não as pesagens em si – que culminaram na eliminação de quilos extras.

Além disso, a perda de peso revelada no estudo aconteceu ao longo de um ano. Portanto, monitore seus resultados, mas não deixe isso virar uma neurose. Caso contrário, tal hábito pode até desencadear transtornos alimentares.

Ao contrário do estudo, o livro O Fim das Dietas, do professor Antonio Herbert Lancha Jr., defende medir sua composição corporal a cada quinze dias, por exemplo. Ele também sugere usar uma fita métrica em vez da balança.

Foto: Alex Silva/Saúde é Vital

Um comentário em “Se pesar com frequência ajuda a emagrecer

  • 4 de dezembro de 2018 em 5:12 am
    Permalink

    Não ajuda em nada ficar sempre vendo seu peso, se vem fazendo uma reeducação alimentar certinho junto com uma atividade física leve os resultados aparecem. Tem um links onde explica tudo sobre isso acesse o link.

    bit.ly/emagrrecimentointeligente

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *