SBOC critica forma como Globo abordou câncer de mama em ‘A Dona do Pedaço’

A Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) se manifestou e prontificou a esclarecer questões sobre o câncer de mama após a novela “A Dona do Pedaço”, da Rede Globo, ter utilizado o termo “aquela doença” para se referir ao diagnóstico de câncer de mama avançado da personagem Gilda, interpretada pela atriz Heloísa Jorge.

Em nota, a SBOC se colocou à disposição para tirar dúvidas médicas sobre o tema e comentar os impactos negativos de tratar o câncer dessa forma. “É necessário conscientizar a população sobre a doença, por isso é importante que falemos mais sobre o assunto, sem restrições”, diz trecho da nota.

A SBOC ainda destacou que câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no Brasil, conforme apontado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos no país. Justamente por estar tão presente em nossa sociedade, é fundamental quebrar tabus e reforçar a importância do diagnóstico precoce.

A SBOC deseja desconstruir diversos estigmas/dúvidas sobre o câncer de mama, por exemplo: quais são os quatro tipos da doença, diferentes opções de tratamento, quando é necessário fazer a mastectomia (cirurgia de remoção total ou parcial da mama), o que muda na vida da paciente (queda de cabelo, autoestima e sexualidade), entre tantos outros.  *BN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close