Saúde do homem: inovação no tratamento de câncer de próstata com metástase óssea na Bahia

Diagnosona+

Tratamento é conhecido por sua eficácia terapêutica em pacientes de câncer de próstata que não respondem a outras terapias

 A Diagnoson a+, marca do Grupo Fleury na Bahia, implementou em sua oferta de serviços uma terapia inovadora com radioisótopos, utilizando o rádio-223 (Ra223), também conhecido como Xofigo®. A inovação traz esperança para homens com câncer de próstata metastático resistente à castração (condição que ocorre quando o câncer se espalha para os ossos e não responde ao tratamento convencional), promovendo maior qualidade de vida aos pacientes. 

O Xofigo® tem como componente ativo o isótopo rádio-223 (Ra223), que imita o cálcio e se concentra exclusivamente nos ossos, especialmente nas regiões afetadas por metástases ósseas. O Ra223 emite partículas alfa de alta energia e curto alcance, que se direcionam para áreas em que a remodelação óssea está mais intensa devido ao câncer de próstata metastático. Essas partículas ‘alfa’ quebram o DNA das células metastáticas com precisão, causando danos mínimos às células saudáveis ao redor. “Essa terapia representa um avanço significativo, oferecendo menos efeitos colaterais e resultados rápidos para pacientes que já passaram por tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

O tratamento é administrado em seis sessões, sendo ambulatorial e indolor”, afirma a Dra. Fernanda Fahel, médica nuclear da Diagnoson a+. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Para o triênio 2023-2025, o INCA estima que o País terá 71.730 novos casos da doença por ano.

Segundo o Painel do Câncer de Próstata, em 2023, foram 1,6 mil óbitos por câncer de próstata na Bahia, o que representava 19,1% da mortalidade por todos os tipos de neoplasias na população masculina. A taxa de mortalidade, que era de 14,6 por 100 mil homens baianos nos anos 2000, passou para 23 no ano de 2023. A Bahia é a primeira marca do Grupo Fleury, fora de São Paulo, a ofertar o tratamento.

“A Diagnoson a+ tem se destacado como referência na busca por tecnologias avançadas e no desenvolvimento da saúde para a população baiana, sempre focada em oferecer uma medicina diagnóstica de precisão e qualidade. Essa liderança é fortalecida pelo compromisso do Grupo Fleury, reconhecido nacionalmente pela inovação e excelência na área da saúde”, destaca Felipe Matos, supervisor do Centro Diagnóstico da Diagnoson a+. 

Além do Ra223, a Diagnoson a+ também disponibiliza o PSMA-Lutécio-177 para pacientes com câncer de próstata com metástases em tecidos moles e órgãos. Este tratamento também é injetável e reduz significativamente os sintomas, melhora a qualidade de vida e apresenta menos efeitos adversos graves comparado à quimioterapia. 

Andréia Vitório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close