Rota do Vinho da Chapada Diamantina fortalece enoturismo na região
Rota do Vinho da Chapada Diamantina fortalece enoturismo na região Foto Ascom Setur BA.
Iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), a Rota do Vinho da Chapada Diamantina foi lançada, na noite de sexta-feira (6), durante o XI Bahia Vinho Show, no Clube Espanhol, em Salvador. O material informativo foi criado para contribuir na estruturação do enoturismo na zona turística, famosa pela exuberância de atrativos naturais.
Vinícolas nos municípios de Mucugê (UVVA) e Morro do Chapéu (Vaz, Santa Maria, Reconvexo e Sertania) oferecem uma experiência imersiva aos visitantes, do plantio da uva à produção de vinhos de qualidade, alguns com premiações nacionais e internacionais.
“A partir do esforço de empresários que instalaram vinícolas na região, o enoturismo da Chapada Diamantina é um novo segmento turístico, que exemplifica a diversidade de experiências que a Bahia tem para oferecer aos visitantes.
O Governo do Estado vem fazendo o seu papel de estruturar e promover a rota do vinho, que se soma aos atrativos históricos, culturais, gastronômicos e naturais, que a região possui”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. “Essa iniciativa da Secretaria de Turismo vem consolidar os investimentos feitos nas vinícolas da Bahia, contribuindo para desenvolver não só a parte econômica, mas também a área social”, ressaltou Fabiano Borré, CEO da vinícola UVVA, que já recebeu quase 20 mil turistas, desde a sua inauguração, em 2022.
Para a secretária de Turismo de Mucugê, Fabiana Profeta, “a rota do vinho vai diversificar ainda mais a oferta de segmentos turísticos da Chapada, que já é reconhecida por ser um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil”.
“Essa rota seria impensável há dez anos e, com muito trabalho, dedicação e persistência, conseguimos realizar o sonho”, completou Jairo Vaz, proprietário da vinícola Vaz, que recebe cerca de 2,5 mil visitantes por mês.
A agente de viagens Adriane Virgílio, da FlyTour, que organiza passeios para as vinícolas de Morro do Chapéu, destacou o potencial da região. “As pessoas ficam surpresas quando descobrem que já há quatro vinícolas funcionando lá e outras chegando. E o mais bacana é que a região oferece outros atrativos para combinar com essa experiência do enoturismo, como queijos artesanais, charcutaria e fábrica de óleos essenciais”.
O Bahia Vinho Show acontece até este sábado (7), reunindo exposição de marcas, workshops e degustação. No estande da Setur-BA, são divulgas as 13 zonas turísticas do estado, com ênfase na Chapada Diamantina.
Secretaria de Turismo do Estado da Bahia