Riquezas naturais de Valença são desconhecidas pelos próprios moradores

Por Joberth Melo | Atualiza Bahia

Detentora de belezas naturais que os próprios moradores de Valença não conhecem, a cidade do baixo sul da Bahia, é citada constantemente nos meios de comunicação nacionais como via de acesso para as ilhas de Tinharé. Litorânea, Valença conta com diversas cachoeiras e praias.

A falta de investimento no setor turístico pela gestão municipal e pelo público privado tem levado ao esquecimento de localidades antes visitadas. A praia de Guaibim, que é a mais conhecida e visitada por turistas de vários estados do Brasil, necessita de revitalizações, além de investimento em publicidade e qualificação dos setores que estão em maior contato com os turistas que visitam a localidade.

Resultado de imagem para ponta de guaibim
Guaibim – Foto: Girassol Praia Hotel

Segundo Joca Dias em entrevista ao Atualiza Bahia anteriormente, o distrito não precisa de obras faraónicas. “Precisa de investimento em serviços básicos”. Para ela, o local pacato e com grandes riquezas naturais e gastronômicas já cativam os que chegam.

A praia de Guaibim também se estende pela Praia do Taquari e Guaibinzinho. O último é ideal para crianças ou adultos que desejam tomar banho em um local com poucas ondas. Valença ainda tem a Ponta do Curral. Local com águas limpidas e areia fofa. O local, que está em uma fazenda particular, é famosa por ter desembarcado as primeiras cabeças de gado do Brasil.

Resultado de imagem para ponta do curral valença
Ponta do Curral

Cachoeiras

Cachoeira do Canta Galo – TripAdvisor

Saindo das praias, a cidade litorânea também conta com cachoeiras que com investimentos elevariam a cidade a ter mais visibilidade. As ruínas da antiga fábrica estão integradas a Cachoeira do Candengo. Existem também as Cachoeiras da Água Branca, Canta Galo e Sarapuí, além da Ilha do Conde. Riquezas naturais pouco visitadas pelos próprios valencianos, em alguns casos, pela falta de segurança ou acesso restrito.

Resultado de imagem para cachoeira da pedra branca valença bahia
Cachoeira da Água Branca

Um comentário em “Riquezas naturais de Valença são desconhecidas pelos próprios moradores

  • 3 de janeiro de 2019 em 2:20 pm
    Permalink

    Ótima matéria, porém não só a nossas riquezas naturais são esquecidas mas nossa história que é dão rica e poucos sabem.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close