Religioso e escritor, valenciano Vilson Caetano lança livro

O valenciano  Vilson Caetano de Sousa  Júnior ; professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou o livro “Ijexá, O Povo das Águas Junior, hoje,  03 de setembro, às 17h no Espaço Cultural da Barroquinha.

Vilson é pós-doutor em Antropologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desenvolve pesquisas na área de antropologia das populações afro-brasileiras e realizou levantamentos analisando que, não chega a 20 terreiros o número de comunidades que se auto declaram de nação ijexa na cidade de Salvador.

O autor nos traz que “o Ile Aşé Kalè Bokùn” é um dos raros terreiros que ao  longo do período emana reivindicando não apenas esta identidade, mas sustentando, conservando viva a reminiscência ijexá na cidade de Salvador. O livro respectivamente vem reconstruir a história de um grupo de africanos ijexás que migraram do centro da cidade de Salvador para a Península de Itapagipe no final do século XIX. Desde a reconstrução da trajetória dos  familiares  do fundador do Kalè Bokùn  possibilitou a incidência de diferentes núcleos de africanos ijexás presentes na capital baiana. Tudo  isso feito a partir de cruzamentos entre documentos históricos e a tradição oral. A importância da publicação dessa obra se dá pelo fato deste trabalho ser o primeiro estudo, no Brasil, sobre a nação de candomblé Ijexá demonstrando suas particularidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close