Quando o INSS vai começar a pagar a revisão da vida toda?
Foto: Daniel Dan – Pexels
Quando o INSS vai começar a pagar a revisão da vida toda? A tese da revisão para a vida toda recebeu aprovação do STF em 2022. No entanto, não existe uma data prevista para o INSS começar a pagar os benefícios corrigidos para quem tem direito.
A revisão para inclusão de novos períodos de contribuição pode ser solicitada por quem recebeu a concessão do benefício entre 26/11/1999 e 12/11 de 2019. Além disso, o contribuinte também deve ter contribuições mais elevadas ao INSS antes de 1994, do que suas contribuições posteriores.
Acompanhe.
Então, quando o INSS vai começar a pagar a revisão da vida toda?
O INSS ainda não divulgou nenhuma data ou previsão de data para começar a pagar a revisão da vida toda. Ou seja, os contribuintes que entraram na justiça e já tiveram decisão favorável precisam continuar aguardando.
A tese jurídica da revisão para a vida toda aprovada pelo STF permite que os contribuintes tenham seus benefícios revisados. Para que possam incluir contribuições feitas à autarquia antes de 1994. Portanto, a revisão pode ser bem vantajosa para quem contribuiu mais para o INSS antes desse período, no que no final de sua vida profissional.
Além disso, não são apenas os aposentados por idade que podem ter direito à revisão. Porque, outros benefícios também estão incluídos, confira:
- Aposentadoria por idade e tempo de contribuição;
- Pensão por morte;
- Aposentadoria especial e a aposentadoria da pessoa com deficiência;
- A aposentadoria por invalidez;
- Auxílio acidente e o auxílio-doença.
INSS incluiu opção “revisão para vida toda” no meu INSS
Não há previsão de quando o INSS vai começar a pagar a revisão da vida toda. No entanto, recentemente a autarquia incluiu a opção de fazer o requerimento no meu INSS. Apesar disso, não é recomendado que o contribuinte solicite a revisão da vida toda sozinho.
Isso porque, fazer essa revisão pode não ser vantajoso para todos. Afinal, a depender do valor das contribuições anteriores à 1994, o contribuinte pode ter seu benefício reduzido.
Ou seja, quem teve a concessão do benefício entre 26/11 de 1999 e 12/11/2019 primeiro deve procurar um advogado previdenciário. Afinal, quem se enquadra nesse período tem direito à revisão. Mas, é preciso verificar se ela será vantajosa.
Quando o INSS vai começar a pagar a revisão da vida toda não se sabe, mas o melhor caminho ainda é uma ação judicial
Conforme mencionado pela advogada Bruna Ribeiro de Castro no Blog do advogado Marco Jean, uma vez que o advogado faça os cálculos e confirme a vantagem de requerer que o benefício seja revisado, o melhor caminho ainda é entrar com uma ação judicial. Pois, se o contribuinte cometer erros durante a requisição no meu INSS, pode acabar tendo o valor do benefício reduzido.
Quem não sabe se tem direito à revisão também deve procurar um advogado primeiro. Porque, ao fazer a solicitação via meu INSS, o contribuinte também corre o risco de ter o valor do benefício reduzido mesmo que não tenha direito à revisão. Pois, isso pode acontecer se o INSS constatar erros no cálculo do seu benefício.
Concluindo
Ainda não foi informado quando o INSS vai começar a pagar a revisão da vida toda. Portanto, os contribuintes que tiveram seus benefícios revisados precisam ficar atentos às notícias.
Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Então, comente!