Professor e estudante baianos conquistam Prêmio Nacional de Cidadania Digital

Professor e estudante baianos conquistam Prêmio Nacional de Cidadania Digital

Fotos Ascom Safernet Brasil


O professor Reginaldo Silva Araújo e a estudante Poliana Fraga, do Colégio Estadual do Campo Filinto Justiniano Bastos, localizado no município de Seabra, na Chapada Diamantina, conquistaram o primeiro lugar no Prêmio Cidadania Digital em Ação. A premiação, promovida pela Safernet Brasil em parceria com o Governo do Reino Unido, reconhece educadores que inovam no ensino sobre o uso responsável da internet. A dupla baiana disputou com 62 inscritos de 11 estados brasileiros, sendo os únicos representantes da Bahia na final.

Fotos Ascom Safernet Brasil

Com apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Coordenação Pedagógica da escola, o professor Reginaldo implementou a disciplina Cidadania Digital, engajando estudantes do Ensino Médio em temas como segurança on-line, combate ao racismo, inclusão digital e inteligência artificial. A iniciativa fortalece a formação cidadã e incentiva o protagonismo juvenil, preparando os alunos para os desafios do mundo digital. “O sucesso da disciplina está na forma dinâmica como trabalhamos os conteúdos. Os estudantes se sentem representados e entendem a importância da cidadania digital”, explicou o docente.

Fotos Ascom Safernet Brasil

O projeto vencedor incluiu a criação dos jogos “Games transformadores: unindo mundos éticos-raciais e cidadãos”, que resgatam as ancestralidades negras e indígenas dos estudantes. A proposta gerou reflexões que foram transformadas no e-book “Comunicação inteligente: navegando nas redes sociais e nos jogos com responsabilidade”, no qual o uso ético da tecnologia é abordado. “Queremos que nossos estudantes do campo e quilombolas se sintam valorizados no ambiente digital, desenvolvendo práticas antirracistas e combatendo preconceitos”, ressaltou o professor. Os jogos criados são analógicos, justamente como um contraponto com o longo tempo de tela de celular que muitos jovens ficam.

Fotos Ascom Safernet Brasil

A estudante Poliana Fraga celebrou o reconhecimento e destacou o impacto da iniciativa. “Fico feliz em representar nossa escola e trazer esse prêmio para a Bahia. Meu jogo reflete a identidade dos nossos povos quilombolas, negros e indígenas. É muito gratificante saber que nosso trabalho teve esse alcance”, disse. Ela acompanhou o professor na premiação, realizada em São Paulo, no Dia Mundial da Internet Segura, 11 de fevereiro, e apresentou uma atividade desenvolvida na disciplina.

Além do troféu para a escola, o professor recebeu um notebook e os participantes foram premiados com medalhas, certificados e brindes. A diretora da unidade, Agda Rodrigues de Araújo, também esteve presente na cerimônia e comemorou a conquista. “É um reconhecimento muito importante para a nossa escola e para o trabalho inovador do professor Reginaldo, que discute temas essenciais com os estudantes”, afirmou. A premiação reforça o compromisso da Secretaria da Educação do Estado em oferecer não apenas estrutura e tecnologia, mas também projetos que ampliam o conhecimento dos estudantes e incentivam a pesquisa e a cidadania digital.

Fonte: Ascom/SEC
Fotos: Ascom Safernet Brasil
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da B
ahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close