Principais cuidados com a alimentação durante o carnaval

Por Mayk Souza
Carnaval 2020 já começou, mas a grande folia ocorre entre os dias 22 e 25 de fevereiro. Vai curtir a festa? Existem alguns cuidados básicos com a alimentação e hidratação que precisam ser seguidos para suportar a maratona de eventos.
Mesmo que você não queira se preocupar com isso, algumas horas de sono são essenciais para que o corpo aguente todo o agito que o carnaval pede.
Mas, além do descanso, o folião deve tomar cuidado também com as refeições e desidratação do organismo.
Cuidados com a alimentação
É algo bem normal ter uma confusão no relógio biológico durante a maratona de carnaval. Isso ocorre por causa da alteração dos horários de sono, de alimentação e até mesmo de descanso.
Por isso, é muito comum sentir fome em horários aleatórios e nem sempre terá um restaurante ou sua residência por perto para ter uma boa refeição.
Existe uma grande variedade de ambulantes vendendo doces, lanches naturais, hambúrgueres, tapioca e hot dog, dentre outros. É claro que a facilidade e a fome vai fazer com que o folião consuma tais produtos, mas isso pode ser um agravante, já que o gasto calórico é bem alto e a reposição de nutrientes pode não ser a ideal.
Neste caso, tenha ao menos uma boa refeição por dia, bem balanceada. Se não tiver em sua residência, procure por um bom restaurante na região, vá até lá e alimente-se bem. Esse cuidado vai permitir que você aproveite a festa por muito mais tempo e com mais disposição.
Para o café da manhã, dê mais atenção a frutas e sucos, alimentos mais naturais e que vão ajudar a recuperar o organismo. Aumente o consumo de abacaxi, melão e melancia neste período.
Desidratação
O consumo alcoólico é algo bem natural nesta época do ano e a oferta é bem variada. Por isso, tenha sempre a preocupação de beber mais água e sucos naturais durante a folia.
“Nesta época do ano, as pessoas se alimentam mal, ficam longos períodos de exposição ao sol e não se hidratam e se excedem na ingestão de bebidas alcoólicas. Muitas vezes com isso elas acabam sobrecarregando o sistema cardiovascular, elas acabam se expondo a um risco mais elevado de ter algum evento cardiovascular”, declarou o cirurgião cardiovascular José Lima Oliveira Júnior.
Água de coco e isotônicos são bons aliados para repor a hidratação durante as festas de carnaval.
Com moderação e cuidados especiais com a alimentação e com a hidratação, a folia vai ficar ainda mais divertida e você terá boas recordações. *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *