Prepare-se para encarar a IA no recrutamento

Entenda como funciona a inteligência artificial (IA) no recrutamento e aproveite as dicas deste artigo para melhorar as suas chances de conseguir emprego.

As empresas já usam há décadas os sistemas de triagem automatizada de currículos, conhecidos como ATS. Agora é a vez da inteligência artificial entrar em campo. Afinal, os recursos de IA podem aprimorar (e muito) os processos de recrutamento e seleção profissional. Mas o que isso significa para você? E como afeta as suas chances no mercado de trabalho? 

Para ajudar você a entender esse impacto e lidar melhor com a IA ao procurar emprego, consultamos a equipe de especialistas em recrutamento da plataforma OnlineCurriculo.com. Confira as dicas!

Como as empresas usam inteligência artificial no recrutamento

Cada processo de recrutamento tem características próprias, mas os recursos de IA são úteis para que as empresas ganhem tempo, eficiência e precisão na escolha de quem vai preencher as vagas em aberto — além de manter um time alinhado aos objetivos organizacionais e evitar gastos gerados pela alta rotatividade de pessoal.

Em linhas gerais, a ideia é definir qual seria o perfil ideal para um cargo e se valer disso para fazer a contratação mais acertada. É possível envolver a IA desde a elaboração de textos para anúncios de emprego até o agendamento de entrevistas e dinâmicas de grupo. Mas, claro, também é preciso estabelecer comandos adequados para reconhecer quais candidaturas devem ser avaliadas nas próximas etapas da seleção.

A partir dos dados inseridos pela equipe de Recursos Humanos, o uso da IA na triagem de currículos pode se basear em análise semântica, associação de palavras e ranqueamento por compatibilidade com os parâmetros definidos pelo RH (seleção indireta), entre outras opções.

Como preparar sua candidatura para o recrutamento com IA

Em processos de triagem com IA no recrutamento, cada currículo é avaliado por meio de dados. Só na análise feita por humanos é possível reconhecer características mais sutis como potencial de inovação, capacidade de liderança, identificação com a cultura organizacional e outros indicadores do valor que a pessoa pode agregar à empresa. “É importante considerar esses dois pontos de vista ao preparar sua candidatura às oportunidades de emprego no cenário atual”, sugerem os especialistas. Veja o que mais eles recomendam:

Entenda as expectativas

Antes de preparar seu currículo, é bom estar por dentro das novidades em sua área de atuação e das principais características do tipo de cargo para o qual está se candidatando. Pesquise alguns anúncios de emprego para identificar quais as qualificações mais valorizadas. Confira também os sites de empresas onde você gostaria de trabalhar. Isso é útil para moldar a sua candidatura com foco nas expectativas de potenciais empregadores.

Destaque o seu perfil profissional

Prepare um texto curto e impactante sobre o objetivo do currículo, com um resumo das qualificações e habilidades que alinham o seu perfil profissional às expectativas para o cargo. Mesmo no início da carreira, é possível demonstrar que você tem o que é preciso para desempenhar bem o papel desejado pela empresa! Destacar isso no CV pode aumentar as suas chances de passar pelos filtros da IA e chamar a atenção das pessoas que analisarem a sua candidatura.

Facilite a análise do seu currículo

Evite fugir muito dos padrões de organização do conteúdo e layout do currículo. Designs mais arrojados podem confundir os sistemas de triagem de CVs. Inclua datas sempre no mesmo formato e use marcadores (bullet points) para tornar mais fácil a identificação dos seus pontos fortes.

Use verbos de ação para demonstrar dinamismo e, sempre que possível, apresente números ou porcentagens para quantificar as suas conquistas. A quantificação é tão valiosa quanto a escolha das palavras-chave para colocar no currículo — que podem ser sugeridas por IA pela plataforma de criação de currículo online.

Personalize cada candidatura

O ideal é manter um currículo básico e atualizado, que você possa editar rapidamente para aumentar sua relevância em relação a cada oportunidade de emprego. A personalização do currículo faz toda a diferença no recrutamento com IA e basta fazer pequenas alterações de acordo com a descrição do cargo. Além disso, procure enviar uma carta de apresentaçãodirecionada à empresa mencionando o título da ocupação anunciada.

Caso você não possa corresponder exatamente aos requisitos mencionados no anúncio, procure destacar habilidades e experiências que façam sentido para o contexto. Assim você demonstra o potencial do seu perfil e a coerência da sua candidatura. Afinal, o alinhamento do seu currículo às expectativas não se resume a um jogo de palavras-chave.

Mesmo que não seja possível prever quais serão as práticas adotadas por cada empresa no processo de seleção profissional, vale a pena preparar um currículo otimizado para o recrutamento com IA.  Afinal, isso pode turbinar as suas chances nas avaliações feitas por inteligência artificial e humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close